Agroindústria: Itapeva terá segunda fase do Sistema Agroindustrial Integrado

Implantação do SAI será realizada neste sábado dia 31

sex, 30/08/2002 - 19h18 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 31, será lançado na região de Itapeva (SP) a segunda fase do programa Sistema Agroindústrial Integrado (SAI). O projeto tem como principal objetivo identificar, organizar e capacitar as cadeias produtivas da região, transformando o produtor em um verdadeiro empresário rural.

Nesta próxima etapa do programa pretende-se dar continuidade aos projetos desenvolvidos a partir de 1998, época em que o SAI foi implantado. Em sua primeira fase, o SAI atuou de forma ostensiva nos 15 municípios da região de Itapeva, identificando importantes cadeias produtivas que até então eram mal aproveitadas, como a de agricultura orgânica, a do setor de hortifrútis e a de apicultura. Entre os resultados do projeto alcançados até agora destacam-se a criação de sete associações voltadas à agricultura orgânica, o combate à monocultura, com a diversificação das atividades agrícolas, além do forte incentivo à padronização dos produtos agropecuários.

A região de Itapeva tem sua economia baseada no agronegócio, principalmente na produção de feijão, tomate e milho. Com a implantação do SAI, a região obteve outros importantes benefícios, como abertura e duplicação de estradas, melhorando o acesso à região.

A equipe do SAI trabalha no momento na conclusão de diagnósticos das cadeias de pecuária de leite e de corte, cereais, mel, reflorestamento, fruticultura e horticultura. O programa na região está implantado nos seguinte municípios: Itapeva, Nova Campina, Taquarivaí, Buri, Ribeirão Branco, Guapiara, Apiaí, Itaoca, Barra do Chapéu, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Bom Sucesso de Itararé, Itararé, Riversul e Itaberá.

Até hoje, o Sistema Agroindustrial Integrado realizou aproximadamente 200 mil atendimentos e atua hoje em 350 municípios do Estado, objetivando o desenvolvimento rural sustentável, a geração de empregos e o desenvolvimento agro-industrial. O programa do SEBRAE-SP tem ainda um módulo direcionado aos problemas enfrentados na região metropolitana do Estado de São Paulo – o SAI Metropolitano, assinado este mês, que envolverá 36 municípios, entre a Capital, Grande São Paulo e Litoral. O novo módulo pretende abrir novos canais de escoamento para a produção agropecuária do interior, além de eliminar ao máximo os prejuízos causados pelos chamados intermediários.