Agricultura: Tecnologia desenvolvida no estado de São Paulo será utilizada em Angola

Em encontro ocorrido ontem, foi firmado protocolo para intercâmbio de conhecimentos e técnicas agrícolas

qua, 23/03/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

Em reunião nesta terça-feira, dia 22, em São Paulo, representantes do Governo da Província Angolana do Huambo e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo firmaram um protocolo de intenções evidenciando o interesse em desenvolver atividades conjuntas que auxiliaram na recuperação do potencial produtivo da província por meio de intercâmbio de informações e da utilização de tecnologias e técnicas agrícolas desenvolvidas no estado paulista.

O documento, assinado pelo governador do Huambo, Antônio Paulo Cassoma e pelo secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto José Macedo Filho, que representou o secretário Duarte Nogueira, declara o interesse na cooperação técnica entre o Estado de São Paulo e a província angolana, para a realização de estudos diagnósticos e elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento agropecuário local.

Para o governador Cassoma, este será o primeiro passo para que a província do Huambo volte a ser o celeiro agrícola de Angola. “Nossa região possui grande potencial para a produção de cereais e, utilizando os métodos de produção e manejo desenvolvidos no Estado de São Paulo poderemos diversificar nossas cadeias de produção e ampliar a renda dos produtores”, disse.

Para o secretário-adjunto de Agricultura do Estado de São Paulo, Alberto José Macedo Filho, acordos como este servem para estimular a difusão do conhecimento paulista relacionado ao agronegócio e para estreitar relações comerciais e internacionais. “Oportunidades, como a representada por este protocolo, devem ser aproveitadas não só para a difusão do conhecimento e da tecnologia paulista mas para ampliar as parcerias diplomáticas e os negócios”, afirma.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)