Agricultura: Preços apresentam alta de 1,46% na primeira quadrissemana de fevereiro

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

qua, 09/02/2005 - 17h17 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas tiveram alta de 1,46% na primeira quadrissemana de fevereiro de 2005, com ganho de 0,99 ponto percentual em relação ao mês de janeiro.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) continuou com forte pressão dos produtos de origem vegetal, principalmente devido as chuvas intensas. A tabela abaixo mostra a evolução dos preços agrícolas desde a primeira quadrissemana de janeiro de 2005.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, feijão, soja, tomate, trigo, leite e ovos), enquanto oito tiveram reduções (algodão, amendoim, café, laranja, milho, aves, boi e suíno). O destaque de alta foi o preço da batata (+62,35%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu no suíno (-12,14%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda nos preços dos grãos e das frutas, foi compensada pelo das olerícolas e da cana-de-açúcar, que elevou o preço do grupo em 3,97%. Já no segmento animal, a queda nas cotações dos preços das aves, boi e suíno, reduziu o preço do grupo em 3,08%. O resultado foi a alta de 1,46% no índice geral (IPR).

O preço do suíno que em dezembro de 2004 estava maior que o do boi, vem apresentando fortes quedas desde o início de janeiro em função da menor demanda interna e lentidão na retomada das exportações, gerando um grande excedente no mercado, com efeito, direto nos preços. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico.

Do Instituto de Economia Agrícola
C.A.