Agricultura: Preços agrícolas crescem 1,46%

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola - IEA

qui, 10/02/2005 - 10h24 | Do Portal do Governo

Com ganho de 0,99 ponto percentual em relação ao mês passado, os preços agrícolas registraram crescimento de 1,46% na primeira quadrissemana do mês de fevereiro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta quarta-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve elevação devido ao crescimento dos preços dos produtos de origem vegetal.

Segundo pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a alta nos preços das olerícolas e da cana-de-açúcar compensou a queda nas cotações de grãos e frutas e elevou o preço do grupo em 3,97%. No segmento animal, a queda nas cotações dos preços das aves, boi e suínos, reduziu o preço do grupo em 3,08%. O resultado foi a alta de 1,46% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, dez apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, feijão, soja, tomate, trigo, leite e ovos), enquanto oito tiveram reduções (algodão, amendoim, café, laranja, milho, aves, boi e suínos).

Entre as altas, destaque para a batata, que subiu, nesta primeira quadrissemana, 62,35%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a cotação de suínos que apresentou queda de 12,14%

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de fevereiro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.