Agricultura: Nova usina de algodão dobra capacidade de cooperativa de Holambra

Inauguração ocorreu na última sexta-feira, dia 18

seg, 21/03/2005 - 11h29 | Do Portal do Governo

A Cooperativa Agroindustrial Holambra, na região de Paranapanema, a 270 km da capital paulista, inaugurou na última sexta-feira, dia 18, a nova usina de algodão, o que vai dobrar sua capacidade de beneficiamento. A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, representando o secretário Duarte Nogueira, produtores, autoridades regionais e representantes da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

A região do sudoeste paulista, principalmente Paranapanema, Holambra, Angatuba, Itapeva e Itaí, já computa mais de 9 mil hectares de área cultivada com algodão e a usina irá absorver esta produção, vinda dos seus quase 80 associados. Conforme dados da Cooperativa, a nova usina terá capacidade de processar 30 fardos/pluma/hora, dobrando assim a força da unidade de produção, que já processava este mesmo montante por hora.

O estado de São Paulo é hoje o maior consumidor da fibra e o quinto maior produtor. Com o objetivo de fomentar a atividade no estado, a Secretaria de Agricultura criou no ano passado o Selo Algodão Premium, que estabelece normas para garantir a qualidade do algodão nas usinas de beneficiamento.

Além disto, o algodão está entre as 26 culturas com subvenção de 50% no prêmio do seguro rural. Isto é, o cotonicultor com renda bruta anual de até R$ 185 mil que participar do programa, tem metade do valor prêmio pago pelo Governo do Estado. Para esta safra são R$ 20 milhões à disposição.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento
V.C.