Agricultura: Linha de crédito para olericultura tem mudanças

O ganho do mês foi de 1,27% segundo o IEA

qua, 02/03/2005 - 16h32 | Do Portal do Governo

Com ganho de 1,27% com relação a janeiro, os preços agrícolas fecharam o mês de fevereiro com alta de 1,74%, informou nesta terça-feira, dia 1º, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função do leve aumento nas cotações dos produtos de origem vegetal e, especialmente, da forte recuperação dos preços dos ovos que, em fevereiro, cresceu 51,27% .

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, oito apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cebola, laranja, trigo, ovos e suíno). No segmento dos vegetais a alta na cotação de seis itens gerou uma elevação de 0,44% no índice do grupo. No segmento animal, o crescimento nas cotações de ovos e suíno gerou variação positiva de 4,07%. O resultado final foi o aumento de 1,74% no índice geral de preços.

A pesquisa aponta ainda que, em 2005, a variação acumulada do IPR foi de 2,21%, em comparação com 0,69% do IGP-M e 0,96% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam recuperação do poder de troca dos agricultores de 1,52 ponto percentual em relação ao IGP-M e de 1,25 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

De acordo com os pesquisadores do IEA, em 2005, dez produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para a batata, cebola e ovos que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, nove produtos apresentaram reduções no preço (algodão, amendoim, arroz, banana, milho, soja, aves, boi e suíno).

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

F.C.