Serra participa do lançamento do sinal digital da TV TEM em Sorocaba

Sorocaba, 27 de julho de 2009

seg, 27/07/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa a noite a todos e a todas. Dizer da minha alegria de vir aqui no dia de hoje cumprimentar, muito especialmente, o (jornalista e empresário Jota) Ávila, que é o presidente da rede (TV Tem) e o Vitor Lippi, prefeito (de Sorocaba) que nos falou; o Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; o Octávio Florisbal, diretor geral da Rede Globo (de Televisão); os deputados (federais) Renato Amary, Antonio Carlos Pannunzio e (a estadual) Maria Lúcia. Queria saudar também a Renata Afonso, diretora geral da TV Tem, os diretores, gerentes desta rede, empresários… A todos e a todas.

Sorocaba é um Município… uma região que sempre fez história. Foi um dos primeiros pólos da industrialização de São Paulo, no século 19. Continua ainda na linha de frente da industrialização – e teve um papel que, na verdade, vem de há muito mais tempo, porque aqui era o centro dos tropeiros e uma região que ligava o Sul do Brasil com a região central do Brasil, desempenhando um papel econômico e um papel cultural, porque foi quem expandiu a visão que o Brasil tinha de si mesmo. O Sul na região central e a região central no Sul do país.

E, hoje, a inauguração da TV Tem Digital de Sorocaba está nesta linha do papel de comunicação que Sorocaba teve na história brasileira. Em geral, quando se fala em TV Digital pensa-se na qualidade da imagem, na eliminação de fantasmas, ruídos… Tudo isso melhora, mas há um outro aspecto também: é que a TV Digital permite um maior acesso por parte do telespectador. Para começar, por celular e também por laptop. De alguma maneira, essa possibilidade tem um efeito reflexivo, faz com que o espectador tenha a TV Tem aonde quer que ele esteja e que a TV Tem tenha o telespectador aonde quer que ele esteja.

Portanto, é uma interação bastante interessante, do ponto de vista do conforto, do ponto de vista do acesso, do ponto de vista evidentemente econômico, também. Enfim, de fato trata-se, no caso da TV Digital, de ampliar o papel de utilidade pública que a TV Tem já tem aqui em São Paulo, cobrindo o horizonte demográfico da ordem de – se eu não me engano – sete e meio a oito milhões de pessoas, e cerca de metade, se eu não me engano, dos Municípios do Estado de São Paulo. Acho que o Ávila está marcando mais um tento, e ele é craque para fazer gols.

Mas quero lembrar que, além da TV Tem e da rede de jornais Bom Dia, ele me disse hoje que vai conduzir um novo jornal na região do ABC, da rede Bom Dia, e a criação da academia de futebol do Porto Feliz, que eu assisti pessoalmente, uma academia que tem um papel social muito importante para os jovens e que, além do mais, vai proporcionar craques para o futuro no futebol brasileiro.

Por tudo isso, meus parabéns à TV Tem, meus parabéns a Sorocaba, meus parabéns à rede Globo e meus parabéns a todos nós, por esse avanço.

Muito obrigado!