Serra participa da abertura da Bio Brazil Fair

São Paulo, 23 de julho de 2009

qui, 23/07/2009 - 23h00 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria saudar o nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro Reinhold Stephanes, competente ministro da Agricultura; Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário; Carlos Minc, ministro de Estado do Meio Ambiente; os senadores Romeu Tuma e Eduardo Suplicy; Dr. Ubiali, deputado federal. Queria saudar o nosso amigo e parceiro Gilberto Kassab, prefeito do Município de São Paulo; o João Sampaio, secretário de Agricultura e Abastecimento (do Estado); Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras e Empreendimento. Queria cumprimentar também o Paulo Okamotto, presidente do Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) nacional, entidade que é nossa parceira em muitas ações aqui em São Paulo; o Fábio Meirelles Filho, presidente da Confederação Nacional da Agricultura; o Fábio Salles Meirelles, presidente da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo); presidentes de sindicatos, de organizações governamentais e não governamentais. Senhoras e senhores.

Vim hoje aqui com muita satisfação… O Stephanes dizia que a agricultura orgânica tem efeitos favoráveis do ponto de vista ambiental, de saúde e de economia. Eu diria também, no meu caso pessoal, porque eu sou consumidor de produtos orgânicos e incentivo, no nível familiar, de amigos, o consumo de produtos orgânicos. Eu acho que esse é o nicho que o Brasil poderia muito bem explorar mais ainda do que explora. Nós exportamos pouco mais de 50 milhões de dólares (em produtos da agricultura orgânica) no ano passado. Houve um crescimento, mas ainda é muito pouco. E a demanda de produtos orgânicos, ela tem uma peculiaridade, aquilo que em economês se chama “inelástica para baixo”. Quer dizer: mesmo com crise a demanda se mantém, porque é um público muito especial. Cai a renda no mundo, mas não cai proporcionamente a demanda por produtos orgânicos, porque é um tipo de consumidor diferente, que valoriza muito especialmente este tipo de produto. É um nicho que nós temos a explorar.

Foi feita e aprovada uma lei em 2003. A regulamentação veio acontecendo até 2007 – e diz o presidente que tem hoje mais um decreto importante para essa área. E eu creio que essa regulamentação, não é que o setor privado já não seguisse, mas ela tem a vantagem de dar mais segurança, é mais consumo e, ao mesmo tempo, mais segurança para os investidores. Esse é o papel da regulamentação, e eu espero que essa segurança possa permitir esse avanço. Acho que os produtores deveriam fortalecer as suas organizações, nós deveríamos fortalecer o nosso marketing no exterior (para) a conquista de mercados.

O Brasil… nós exploramos creio que 800 mil hectares de agricultura orgânica. Tem espaço para muita ampliação. Bons preços, cativar, conquistar mercados, isso vai fazer bem para todos nós, inclusive para os consumidores, como eu, desses produtos. Meus parabéns pela realização deste evento, pela força que o presidente da República e sua equipe estão dando e, acima de tudo, aos produtores, para que se mantenham firmes na exploração desse tipo de atividade benigna para o nosso País. Como disse o ministro, e eu repito: meio ambiente, economia, saúde e, também para aqueles que, como eu, são consumidores e podem ver isso se expandindo cada vez mais.

Muito obrigado!