Serra discursa no anúncio do Salariômetro

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Realmente, este é mais um avanço que a gente promove através da Secretaria (Estadual) de Emprego […]

qua, 24/02/2010 - 19h25 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Realmente, este é mais um avanço que a gente promove através da Secretaria (Estadual) de Emprego e Relações do Trabalho, no que se refere à questão do emprego e do mercado de trabalho. O (secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho) Guilherme Afif (Domingos) falava do Termômetro Nacional do Emprego – que é um orientador importante sobre o que está acontecendo com a evolução global e a estrutura de emprego no Brasil – o Observatório do Emprego, na mesma linha, e o Emprega São Paulo. O Emprega São Paulo de que nós já, inclusive, passamos a tecnologia para outros Estados, foi e está sendo um sucesso. Eu soube agora que é o quinto site mais acessado do Google, o que não é pouco. Porque na frente devem estar vestibulares, Twitter, enfim, estar em quinto lugar no Google indica a força que tem hoje esse programa.

De empregos obtidos através do Emprega São Paulo, notificados, são cerca de 180 mil. Eu calculo que não notificados deve ser algo em torno a 100, 120 mil. Quer dizer, nós devemos estar próximos aos 300 mil empregos nesse que é o ponto de encontro na internet, articulado pela Secretaria do Trabalho, entre quem está oferecendo emprego e quem está procurando emprego. E, agora, um avanço a mais nesse sentido, que é este Salariômetro. O Afif disse, corretamente, que é um verdadeiro “ovo de Colombo”, porque os dados estão disponíveis há muito tempo… desde (19)65 os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e também do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), para efeito do estoque geral acumulado.

Nós estamos transformando-os agora em um instrumento para os sindicatos, para os trabalhadores e também para as empresas – empresas menores, que não têm condições de fazer pesquisas a respeito do mercado de trabalho. É o orientador para o trabalhador e para os sindicatos… “Aqui está ganhando mais, vamos procurar lá”… Ou, então, até para o sindicato na luta salarial – diz “Olha ali, ali estão pagando tanto, aqui estão pagando menos”. É um instrumento… aí o empresariado tem que explicar… Então, é um instrumento importante para os empresários e para os trabalhadores.

Portanto, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho está cumprindo a sua finalidade aqui em São Paulo muito bem, que é estimular o emprego, dar a chamada transparência – a que as economias dão uma importância muito grande… a transparência no mercado de trabalho – e muitas outras iniciativas que chegam também aos nossos programas de qualificação para desempregados. São muitas ações, em diferentes áreas.

Eu queria, portanto, me congratular com a Secretaria (de Emprego e Relações do Trabalho), com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com os dirigentes sindicais e empresariais, e com todo o Governo, por estar conseguindo cumprir uma função fundamental, que é cooperar para que nós desenvolvamos o nosso mercado de trabalho em benefício dos trabalhadores e também dos empresários.

Muito obrigado!