Serra discursa na inauguração de Centro de Distribuição do Boticário

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. O Boticário é uma empresa que tem uma marca muito importante em escala nacional e mesmo […]

ter, 02/02/2010 - 20h41 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. O Boticário é uma empresa que tem uma marca muito importante em escala nacional e mesmo internacional. E eu creio, se não estou enganado, é a primeira empresa do mundo em franquias de cosméticos e perfumaria. É um grande título para uma empresa que não foi fundada há tanto tempo – em 1978 – e dois anos depois já tinha franquias, em Brasília se eu não me engano. Isso mostra o caráter inovador que trouxe. Não foi apenas investimento. Pelo contrário, começou com uma farmácia, começou com uma inovação do conteúdo, da produção de cosméticos e perfumaria, inovação no que se refere aos cuidados ambientais, inovação no que se refere à forma também.

Este centro aqui vai gerar empregos, algo significativo como pólo de desenvolvimento para a cidade de Registro e para o conjunto da região (Vale do Ribeira). Serão 100 empregos diretos, mais 100 indiretos – e muita movimentação. Na verdade, eu creio também que nós podemos atribuir a possibilidade deste investimento a duas medidas do Governo do Estado. Uma delas ainda tomada pelo (ex-governador Geraldo) Alckmin, em (19)99, que reduziu o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre estes produtos, de 18 para 12%. Segundo, a simplificação da substituição tributária, que nós fizemos em entendimento entre a empresa e a Secretaria da Fazenda (do Estado), e foi um elemento muito importante para condicionar este investimento. Desejo muito boa sorte à empresa e me congratulo com o Município e com a região por essa obra.

Eu vim aqui, no caminho, olhando os dados principais a respeito das ações do Governo do Estado nesta região. Aqui em Registro, contabilizando diferentes coisas na área de obras, na área de ações, nós temos cerca de 106 obras por iniciativa do Governo Estadual no nosso período, perfazendo um total (investido) de 104 milhões de reais. Se isso fosse usado como critério per capita, a cidade de São Paulo estaria recebendo (um investimento de) 20 bilhões de reais do Governo do Estado. São coisas como o Projeto Guri, a ETEC (Escola Técnica) descentralizada… E nós vamos aqui instalar uma ETEC. Houve um impasse com a Prefeitura durante anos, mas finalmente conseguimos resolver e instalar a ETEC nesse prédio histórico, no KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha). E teremos, portanto, uma Escola Técnica estadual aqui, que trará um impulso, sem duvida nenhuma, em matéria de qualificação, não só de Registro, mas do Vale do Ribeira – e até também nas outras cidades.

Na área de pavimentação o apoio foi muito grande. Eu somei – aqui foram (investidos) mais de 5 milhões de reais, sem contar o que está no orçamento deste ano – a ciclovia, inclusive. Eu quero dizer que nós temos emendas – que também são levadas em conta – de vários deputados. Os investimentos da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado) aqui; os investimentos nas escolas – são 6 milhões de reais em matéria de escolas; programas como o Renda Cidadã; programas de esporte e lazer; obras da Saúde; o aumento de 20 leitos no principal hospital daqui, o Hospital São João; e transferências para a Prefeitura, para investimentos nas instituições, Unidades de Saúde da Prefeitura, na comunidade… Enfim, é um apoio significativo.

Mas o que eu acredito mesmo que é fundamental para o Vale do Ribeira, e para Registro, além destes investimentos de infraestrutura, econômico-social, é a atividade empresarial, que é capaz de gerar emprego, de gerar receita e de abrir realmente perspectivas para o futuro. Por isso eu vim aqui hoje. Na verdade, para testemunhar este investimento, que simbolicamente representa um salto muito importante para a região, um salto muito importante para este Município.

E, nesse sentido, eu queria dizer ao pessoal do Boticário que continuem contando com o nosso apoio, com a nossa abertura para todos os entendimentos em matéria tributária que possam expandir os investimentos. Até se vocês quiserem um dia – eu não estou querendo tirar nada do Paraná – mas se quiserem produzir um pouquinho aqui em Registro também, dos seus produtos de qualidade, isso será muito bem vindo. Nós estamos dispostos também a cooperar nesse sentido.

Muito obrigado!