Pronunciamento em visita a Guaratinguetá

O governador José Serra falou na cerimônia de inauguração de obras em estradas vicinais do município, na terça-feira, 8.

qua, 09/05/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra falou na cerimônia de inauguração de obras em estradas vicinais do município, na terça-feira, 8.

Boa tarde a todos e a todas. Meus parabéns a Guaratinguetá. Eu fiquei pensando aqui que Guaratinguetá vai virar o centro do mundo no sábado. Como é que se diz em alemão Guaratinguetá? Eu poderia arriscar em inglês, que seria para um americano. Em inglês é quase impossível dizer, por causa do sotaque, alemão já é mais direto. Mas Guaratinguetá agora virou centro do mundo e nós queremos compartilhar dessa alegria de forma muito sincera.

Na verdade, não fizemos muita coisa. Mas essa estrada era essencial para levar à Fazenda Esperança, aonde a sua santidade irá fazer um reconhecimento universal da obra do setor da sua igreja, e que é comandada aqui pelo nosso Frei Hans. O Frei Hans é daqueles que busca, levando felicidade aos outros, ou diminuindo o sofrimento dos outros. Esse é o sentido da vida dele, e são de pessoas assim que nós precisamos no nosso país e no mundo de hoje.

Portanto para nós é um motivo de alegria ainda maior, não apenas pela cidade, mas também pelo reconhecimento da importância dessa obra. Eu queria aqui cumprimentar o Junior Filipo (prefeito de Guaratinguetá), que realmente é sortudo. Eu fiquei pensando que ele é abençoado, fiquei pensando nos outros prefeitos, a inveja que eles devem ter, você imaginou? Queria cumprimentar também Antonio de Oliveira Neto (PFL), vereador, que é presidente da câmara (em Guaratinguetá). Aqui estão os secretários: o Reis Lobo (José Henrique), que é aqui de Guaratinguetá, nosso secretário de Relações Institucionais, está também aqui o Secretário da Agricultura, João Sampaio, o Mauro Arce, que é Secretário dos Transportes, junto com o Delson (José Amador), que é o superintendente do DER, que são os responsáveis diretos, aliás, eles seriam os grandes culpados se esta estrada não ficasse pronta. Vocês lembram disso? Eu disse: o governador quer a estrada, se não acontecer, a culpa de quem vai ser? Mas felizmente não precisamos, neste momento, reprovar ninguém porque o DER foi muito expedito e competente nessa obra.

Queria cumprimentar também Marco Bertaiolli (vereador DEM/SP), nosso companheiro Aluísio Vieira (vereador PDT/SP), e o Antonio Carlos que veio comigo agora de São Paulo, e também o nosso sempre deputado José Carlos Stangarlini (PSDB/SP), que é um dos grandes responsáveis pela visita do Papa aqui, porque ele é um homem do governo do Estado, então ele lida com todas essas questões muito complexas, que envolve a programação, segurança, trânsito, terminar diferentes coisas em diferentes áreas, programar a visita do Papa ao Palácio do Governo. Enfim, eu queria aqui fazer um reconhecimento e um agradecimento público ao Stangarlini, pelo trabalho que tem feito.

Estão aqui também os prefeitos de Santa Branca, Canas, Aparecida, Natividade da Serra, Cachoeira Paulista, Piquete e Potim. Eu queria agradecer a presença de todos, dar aqui o meu abraço. Está também o Dom Manfred Groten que é bispo de Paderborn, na Alemanha, que fez questão de estar aqui presente, é o bispo do frei Hans, durante a visita do Papa, e é muito bem recebido por nós.

Queria também cumprimentar os presidentes, os secretários municipais, presidentes de sociedade de amigos de bairro, moradores dos bairros aqui de Pedrinha, Taquaral e Gomeral, que ganham esta estrada. Eu também tinha insistido muito com o prefeito para que embelezasse aqui os arredores da estrada, etc., ainda tem trabalho para fazer, até sábado tem, hoje é terça, três dias e meio. Então tem muita coisa para fazer, e eu vou comparar hoje com o sábado para ver como as coisas evoluem.

Quero dizer também que efetivamente nós estamos cumprindo aquela determinação de fazer a segunda ponte que o prefeito citou aqui sobre o rio Paraíba, e também estamos já equacionando a questão da via dos Tropeiros, que vão de Queluz a Areias e isso vai ser feito, vai começar neste ano, é algo que eu também anunciei aqui, ainda durante a campanha, que nós iremos retomar essa obra e efetivamente ela vai ser retomada.

Mas tem muita coisa que precisa ser feita e nós vamos continuar trabalhando e trabalhando bastante. Graças a Deus, neste momento as coisas estão entrando nos eixos no Estado, nós estamos podendo com base em uma excelente equipe de trabalho, poder conduzir São Paulo da melhor forma possível, melhorar as condições de vida no nosso Estado, a segurança, as condições de trabalho. As mudanças mais importantes para São Paulo são as nacionais, que tem a ver muito com a política econômica e com outros fatores, mas, naquilo que depende de nós, estamos trabalhando e trabalhando com seriedade e determinação.

Muito obrigado pela presença de todos, eu vou agora até a Fazenda Esperança dar uma olhada, ouvir algumas reclamações do Frei Hans, que ele certamente fará, mas meu consolo é que ele sempre continuará reivindicando, porque ele sempre reivindica as coisas boas, é um homem, ele e a sua equipe, a sua obra, dedicados àqueles que são os mais desassistidos, mais vulneráveis da nossa sociedade, e esse é um compromisso também que eu tenho e sempre mantive ao longo de toda a minha vida pública.

Muito Obrigado.