Pronunciamento de José Serra em visita ao GATE

O governador José Serra falou durante visita ao Grupo de Ações Táticas Especiais, em São Paulo, na terça-feira, 15

qua, 16/05/2007 - 16h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra falou durante visita ao Grupo de Ações Táticas Especiais, em São Paulo, na terça-feira, 15.

Quero dar boa tarde a todos e a todas, cumprimentar o secretário Ronaldo Marzagão; o coronel Antonio Diniz, comandante geral da PM; os deputados Lelis Trajano e Conte Lopes aqui presentes; o subprefeito da Vila Maria e Vila Guilherme, Antonio Perosa; o coronel Joviano Conceição Lima, comandante do policiamento de choque; o tenente coronel Flavio de Pierre, comandante do 3º batalhão do policiamento de choque; o capitão Adriano Giovani, comandante do GATE, que eu venho visitar hoje; dona Mara Silva Souza, Esnaldo Oliveira, Eucides Matheus, Thiago Murilo, vitimas de seqüestro em Campinas.

Minhas senhoras e meus senhores, oficiais  da polícia militar, vim hoje aqui com muita satisfação. Pedi ao secretário Marzagão que organizasse esta visita para transmitir a vocês publicamente o nosso agradecimento, não apenas pela ação em Campinas, mas por todas as ações que têm desenvolvido na proteção à população de São Paulo, na criação de melhores condições de segurança para o nosso povo.

Este GATE, em geral, todo batalhão, mas este GATE em particular, cumpre uma função delicada, indispensável, arriscada. Eu estava vendo aquele mesmo uniforme inglês que protege das explosões, mas não protege integralmente de mutilações. É uma função delicada, perigosa; tenho entendido inclusive que os membros do GATE são voluntários, aqueles que decidem cumprir esta função são funcionários, mas são voluntários e trabalham a parte técnica, a parte operacional, a parte psicológica, são missões delicadíssimas, e nós precisamos ter gente treinada, gente equilibrada, gente preparada para essas emergências.

Este GATE faz ações contra o terrorismo, criminoso armado em local de difícil acesso, com reféns localizados, contra rebeliões, também estabelecimentos prisionais e ações que envolvam explosivos, especialmente perigosas.

Eu venho transmitir a todos e a todas aqui o nosso agradecimento, o nosso reconhecimento, o reconhecimento que não é apenas do governador, ou do governo, eu tenho certeza que é de toda a população do Estado de São Paulo. Muito obrigado a vocês pelo que têm feito e, acima de tudo, pelo que farão pelo nosso povo de São Paulo.

Queria também cumprimentar aqui o coronel Diniz e o secretário Marzagão, que têm comandado esta área de segurança de São Paulo juntamente com a área da policia civil, com muita competência, com muito critério, como eu tenho dito sempre, nós temos que ter uma ação policial que seja firme e dura, e ao mesmo tempo que respeite os direito individuais e a integridade das pessoas, essa combinação difícil que estamos obedecendo como critério de ação aqui em São Paulo. Eu queria conclamá-los para que continuem nessa mobilização pela tranqüilidade e pela paz no nosso estado.

Muito Obrigado.