Inauguração de passarela que homenageia Miguel Reale

Discurso aconteceu nesta quinta-feira, 26

sex, 27/07/2007 - 11h51 | Do Portal do Governo

O governador discursou nesta quinta-feira, 26, após inauguração da passarela que homenageia o jurista Miguel Reale, morto em abril do ano passado, ao lado da Estação Cidade Jardim da CPTM, na Capital.

Queria cumprimentar o prefeito Gilberto Kassab; o ministro Celso Lafer, que nos acompanha aqui; o José Luiz Portella, que é o secretário de Transportes Metropolitanos que fez esta obra; a CPTM; o Ricardo Trípoli, deputado federal; o Andréa Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras; o Álvaro Armond , presidente da CPTM.

Queria cumprimentar também os familiares aqui presentes, a Luciana, que é neta; a Taís, que é neta; o Eduardo Reale, que é neto; a Ana Lucia, que é bisneta; o Miguel até que tem idade, ele é filho; a Stela Goldenstein, secretária-adjunta do governo municipal; os vereadores também, José Rolim e Ricardo Teixeira; o sub-prefeito Nilton Elias Nachle, daqui de Pinheiros; o Paulo Magalhães Bressan, da Lapa; Roberto Scaringella, presidente da CET; a todos e a todas.

Bem, já foi dito o essencial. Esta é uma homenagem bonita a um professor, a um filósofo, a um advogado tão associado à história de São Paulo. Eu li as Memórias do Miguel Reale. Elas são as memórias de São Paulo, de um lado da nossa vida construída ao longo de décadas, de 1930 para cá. E o Miguel Reale teve uma particularidade: manteve-se sempre lúcido, apesar da idade avançada. Eu era viciado nos artigos dele, publicados periodicamente no Estadão, cheguei a participar de mesa-redonda com ele, sempre aquela lucidez, aquela calma, aquela tranqüilidade, e a visão histórica de cada momento.

Ele está muito ligado a São Paulo. Esta é uma obra simples, bem feita, bonita, numa área chave da nossa cidade. Eu acho que foi muito oportuna a idéia de gravar a memória dele, para todos os paulistanos, aqui neste lugar. É um lugar que vem sendo recuperado. Eu creio, tenho a grande esperança de que muitos usuários desta obra freqüentem o Parque do Povo. Nós recuperamos aquilo lá, era uma área degradada da cidade que a Prefeitura, na minha gestão e completando na gestão do Kassab, recuperou. É um parque para a cidade. E além de transportar aqui os passageiros de ida e vinda, acredito também que vai servir de fato para o Parque do Povo.

É uma bonita homenagem, o Miguel Reale mereceria, sem dúvida, muitas outras, e outras maiores. Mas aqui está o nosso gesto nesse sentido. Muito significativo para nós, muito agradável para mim, muito afetivo.

É isso.

Muito obrigado.