Inauguração da fábrica de lisina da CJ do Brasil

Evento aconteceu na quarta-feira, 15, em Piracicaba, interior do Estado

qui, 16/08/2007 - 12h21 | Do Portal do Governo

O governador José Serra discursou nesta quarta-feira, 15, após participar da inauguração da fábrica da empresa CJ do Brasil, em Piracicaba, interior do Estado.

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas, cumprimentar o embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Jong Hwa Choe; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri; o presidente mundial da CJ, Jae Hyun Lee; o vereador João Manoel dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba; o vice-prefeito de Piracicaba, Sérgio Pacheco; o presidente da CJ no Brasil, Ki Han Yoon; o presidente da CJ na Coréia do Sul, …………………………………… ; o deputado federal Mendes Thame; o deputado estadual Roberto Moraes; a senhora …………………….., conselheira de negócios sênior da CJ; os prefeitos aqui presentes, de Santa Bárbara d’Oeste, Capivari, Águas de São Pedro; os diretores e colaboradores da CJ; secretários municipais, presidentes de Câmaras de Vereadores; autoridades, presidentes e representantes de associações e entidades de classe; empresários; senhoras e senhores.

Piracicaba é um município historicamente associado à cana-de-açúcar. Isto tem ocorrido desde o final do século XVIII. Agora no século XXI, essa cultura assume um papel sem precedentes, que projetará ainda mais esta região. Dentro dessa tradição e desse futuro, Piracicaba recebe hoje a primeira fábrica do Grupo CJ na América Latina. Servirá como ponto estratégico para a ampliação de seus negócios no continente latino-americano.

Todos sabemos da importância que a biotecnologia está assumindo neste século, onde a demanda por alimentos é crescente, não apenas em razão do crescimento da população, mas também pelo aumento das expectativas de vida.

E é exatamente essa área de suas atividades que a CJ está trazendo para Piracicaba com esta Unidade de Produção da L-Lisina. A escolha do local não poderia ser mais apropriada, porque, além de ser um importante centro de produção de açúcar, matéria-prima fundamental para a fabricação da L-Lisina, Piracicaba é um dos mais importantes pólos industriais e de produção de conhecimento de São Paulo.

A decisão é muito acertada também porque o nosso Estado conta com mão-de-obra e profissionais altamente qualificados. É um Estado que possui, além disso, uma vasta rede de infra-estrutura e do apoio logístico necessário ao desenvolvimento das empresas.

São Paulo é, também, o mais importante centro brasileiro de pesquisa e de produção cientifica e tecnológica. Conta com três, das quatro mais importantes universidades do Brasil: a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas, além de muitos institutos de pesquisas, faculdades federais e universidades particulares.

É todo esse acervo que São Paulo ofereceu à CJ e ao qual a CJ respondeu à altura, investindo aqui US$ 120 milhões, criando 250 empregos diretos, aportando tecnologia de ponta ao parque industrial paulista e produzindo 50 mil toneladas métricas de L-Lisina por ano. Além disso, consumindo 100 mil toneladas de açúcar demerara por ano, dando assim forte respaldo ao setor açucareiro e contribuindo para os melhores resultados da balança comercial brasileira. Porque, além de exportar cerca de 20% da sua produção, diminuirá as importações de lisina pelo Brasil, que correspondem a cerca de 40% do produto usado no País.

É com grande satisfação, portanto, que compareço à inauguração desta fábrica cuja pedra fundamental, aliás, foi lançada pelo então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em março de 2006. Sua implantação reitera o fato de a CJ ser uma corporação que honra os compromissos que assume, assim como reafirma São Paulo como campo fértil em termos de oportunidade.

Ela será não somente a fonte de bons negócios, mas também a semente que expandirá os investimentos dessa empresa no Brasil, consolidando entre nós a exemplo do que ocorre hoje na Coréia e nos 17 países do mundo em que ela atua.

Quero dizer também que o Governo do Estado tem continuado, tem prosseguido com suas ações, no sentido do apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura da região de Piracicaba.

Nós, a partir de setembro agora, abriremos audiência pública para a duplicação da estrada do trecho de Piracicaba a Salto, a Rodovia do Açúcar, de 53 km, concluindo também o anel viário de Piracicaba. Haverá uma audiência pública que visa a concessão. E na mesma concessão entrará a duplicação da Rodovia Hortolândia – Capivari, que é muito importante aqui para a região. Vamos promover também a recuperação da SP 308, Piracicaba-Charqueada, que são 30 km, dentro do plano de recuperação e expansão das estradas estaduais. Estamos também promovendo investimentos para a recuperação de 150 kmde estradas vicinais aqui da região, inclusive aquela que transita dentro de bairros de Piracicaba, como aquela que leva ao Formigueiro. Tenho, também, uma boa notícia para os investidores da CJ: é que nós vamos criar aqui uma Faculdade de Tecnologia estadual e mais uma Escola Técnica estadual que é de nível médio. A faculdade é de nível universitário. A Fatec aqui será especializada em bioenergia e em pesquisa em água e energia, portanto é uma atividade muito próxima. A Etec, escola técnica, também será na área da indústria da cana, do etanol, do açúcar. Esperamos, inclusive, poder ter uma relação de cooperação entre essas faculdades e a CJ, uma vez que será do interesse da CJ a formação dessa mão-de-obra aqui em Piracicaba. Comisso, nós estamos respondendo a demandas da região, a demandas do prefeito Barjas Negri, dos deputados Mendes Thame e Roberto Moraes, como batalhadores por Piracicaba. São da nossa base de sustentação na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal.

Bem, quero novamente aqui reiterar meus parabéns à CJ pela nova unidade e a Piracicaba pela acolhida.

Muito obrigado.