Homenagem aos atletas paulistas no Pan 2007

Discurso aconteceu nesta quinta-feira, 2, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital

sex, 03/08/2007 - 14h20 | Do Portal do Governo

O governador José Serra discursou nesta quinta-feira, 2, após homenagear a delegação paulista no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. A cerimônia contou com a presença do secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva. Composta por 279 atletas de várias modalidades, São Paulo “engordou” o número de medalhas na disputa brasileira com Estados Unidos e Cuba.

Eu queria dar meu boa tarde a todos e a todas, e dizer da nossa alegria de receber essa equipe de São Paulo. Como disse o nosso secretário, das 54 medalhas que o Brasil recebeu, 44 foram de São Paulo; mais do que o Canadá. E das 40 medalhas de prata, 24 foram conquistadas pelos paulistas; e das 67 de bronze, 21 couberam aos paulistas.

Eu queria dizer da nossa enorme alegria de recebê-los aqui hoje no Palácio do Governo para esta pequena homenagem.

Eu queria cumprimentar o nosso Secretário de Esportes, o Claury Santos Alves da Silva; o Walter MeyerFeldman, que é Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura; a Deputado Federal Aline Corrêa; os deputados federais e estaduais que estão aqui, Barros Munhoz, Orlando Morando, Marco Bertaiolli, Uebe Rezeck, Edson Giriboni, Samuel Moreira, Jonas Donizette, Luciano Batista, Paulo Alexandre Barbosa.

Está também aqui o vereador da Capital Claudinho de Souza, que é presidente da Comissão de Esportes na Câmara Municipal; o vereador José Rolim, que é vereador na Capital; o Rogério Sampaio, que é ouro olímpico no judô; o presidente da Federação do Esporte de Santos; Manuel Félix Citra Neto, presidente da BMF, uma das instituições que patrocinam atletas; o Paulo Sérgio Correa Leite, prefeito de Ipaussu; os integrantes das confederações esportivas; técnicos; treinadores; os atletas aqui presentes; a todos e a todas.

Olha, o patrocínio é uma coisa muito importante, o apoio que vocês receberam. Mas eu não tenho dúvida também de que o êxito se deve primordialmente ao esforço de cada um; às vezes, com sacrifícios pessoais.

Não tenho dúvida também sobre a importância do esporte e do papel que vocês têm tido. A maioria da população nunca se perfilará entre os grandes atletas, mas são os grandes atletas que dão o exemplo, disseminam a prática do esporte, a prática da vida saudável.

Portanto, há questões não apenas de orgulho nosso, orgulho de São Paulo e orgulho do Brasil pelo seu brilhante desempenho. Mas há também o efeito que a ação de vocês tem sobre a nossa sociedade, a nossa juventude e sobre o conjunto da nossa população.

Assim, o agradecimento aqui é duplo. Primeiro pela conquista, segundo pelo papel que tem diante da nossa sociedade.

Quero dizer que o Governo do Estado, a Prefeitura vêm apoiando bastante as atividades olímpicas, e nós vamos criar proximamente a Bolsa Atleta, por parte do Governo do Estado. O que vai permitir dar um impulso muito grande ao desenvolvimento dos esportes olímpicos no Estado de São Paulo. Vamos criar essa bolsa e vamos trabalhar cooperando com as federações para a locação das bolsas, para o controle, para saber onde; os critérios de desempenho e tudo mais. Com isso, o governo vai se somar a tantas outras instituições que procuram fomentar o esporte e procuram patrocinar os campeões. Mas o governo vai se somar a essa luta, somando já com todos os programas que nós já temos aqui no Estado.

Eu acho que está faltando dar mais espaço, e eu autorizei o nosso Secretário Claury a já concretizar essa medida que, espero, possa estar vigente ainda neste ano. De maneira que a gente já possa ter bons resultados mais para diante.

Não tenho dúvida também de que este Pan, para nós, foi um grande exercício para os próximos jogos olímpicos. E, se Deus quiser, pouco a pouco, o Brasil vai melhorando o seu desempenho internamente e no contexto internacional.

É um orgulho que São Paulo seja a ponta mais avançada do nosso País graças a vocês e graças a todos os esforços feitos pelas federações, confederações e pelos patrocinadores.

Portanto, em nome dos paulistas, em nome de São Paulo eu queria aqui expressar o nosso reconhecimento e nosso agradecimento público a vocês, e os parabéns pela participação e pelas premiações conquistadas.

Muito obrigado.