Governador discursa em entrega de estação de agroenergia da USP em Jaú

Governador José Serra: Queria dar o meu bom dia a todos e a todas. Bem, esta cerimônia aqui tem três dimensões. Primeiro a ocupação compartilhada da Secretaria (Estadual) da Agricultura e da […]

ter, 23/03/2010 - 15h10 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Queria dar o meu bom dia a todos e a todas. Bem, esta cerimônia aqui tem três dimensões. Primeiro a ocupação compartilhada da Secretaria (Estadual) da Agricultura e da USP (Universidade de São Paulo) no imóvel localizado no Município de Jaú que é da Secretaria da Agricultura. O objetivo é implantar o projeto Rede de Pesquisas em Bioenergia da USP. Na verdade, esta estação experimental de água, energia em Jaú também esta sendo conhecida como Unidade de Bioenergia da Universidade de São Paulo. A primeira área agronômica com especialidade em bioenergia, focada no ensino, pesquisa e extensão fora da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), fora de Piracicaba.  

Bem, outra dimensão é uma doação para a instalação do setor administrativo da sala de aula da unidade de bioenergia. A (construtora) Camargo Corrêa é que está fazendo esta doação, transferindo parte da área da antiga Companhia Jauense, hoje de sua propriedade. Aliás nós já usamos o aeroporto lá. E é uma doação que tem muito significado, um imóvel grande. Tem área construída de 95 mil metros quadrados, dos quais 93 de área industrial e 2.500 metros (quadrados) de área residencial. À USP, será doada uma área de 25.124 metros, e ao município 33.463 metros. O prefeito (Osvaldo Franceschi Júnior) planeja construir um centro de convenções e a USP terá lá a sua ESALQ, que são as salas de aula, prédios administrativos.

Os outorgantes, como eu disse, fazem parte do grupo Camargo Corrêa. E os outorgados são o João Grandino Rodas, reitor da USP; e o prefeito do município de Jaú, que aqui está hoje do nosso lado. Uma terceira dimensão do encontro aqui é a assinatura de convênio para o programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. A assinatura entre a Secretaria (Estadual) do Ensino Superior e a USP, para o curso de licenciatura em ciências e o curso de especialização em éticas, valores e saúde na escola.

Portanto, a partir de hoje a USP também se integra ao programa da Universidade Virtual, que é uma inovação que nós fizemos na nossa gestão para ampliar o número de estudantes universitários agora à distância, (essa menção) é imprópria porque não é só à distância, é um curso que envolve monitoramento, classes assistidas, orientação e tudo mais. E que amplia consideravelmente o número de graduados, principalmente nas disciplinas que tem a ver com a educação no Estado de São Paulo. O que nós estamos fazendo é reforçar o papel dos profissionais da educação, com vistas ao nosso Ensino Fundamental e Ensino Médio no Estado de São Paulo, é mais uma medida na direção da melhoria da qualidade de ensino em São Paulo.