Governador discursa durante lançamento do Portal Poupatempo do Empreendedor

Governador José Serra: Olha, eu estou muito especialmente satisfeito com esta iniciativa, e a primeira pergunta que eu fiz ao Guilherme (Afif Domingos, secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho) […]

ter, 30/03/2010 - 14h23 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Olha, eu estou muito especialmente satisfeito com esta iniciativa, e a primeira pergunta que eu fiz ao Guilherme (Afif Domingos, secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho) quando sentei à mesa foi a respeito do Mauro Ricardo (secretário estadual da Fazenda), se tinha conseguido dobrar o Mauro Ricardo, no sentido de abrir os acessos que permitem chegar à Receita Federal. Não é a declaração do imposto, mas são as informações sobre a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), enfim. Nesse sentido era indispensável essa abertura. Finalmente o Mauro foi persuadido, doce e suavemente pelo Guilherme, e por mim, um pouco menos doce e suavemente. Bem, outra questão interessante é que eu perguntei para o Guilherme por que estava o corpo de bombeiros aqui. E aí eu vi que não eu tinha entendido totalmente a extensão do assunto, por quê? Porque a questão do incêndio é crucial para a instalação de uma empresa, a segurança nessa matéria. Então, é bem ilustrativo isso,  é bem representativo, do que quer dizer este portal. É um Poupatempo empresarial.

Essas prefeituras vão ser o foco agora de irradiação. Eu quero registrar que Limeira, que fez em tempo recorde, foi o mínimo, 20 dias conseguiu entrar. E cada uma das cidades pode botar um outdoor na entrada dizendo: “Venha para cá, porque aqui tem agilidade empresarial, tem o Poupatempo empresarial”. E que nós esperamos agora é disseminar esse vírus benigno da eficiência, da simplificação para todo o Estado de São Paulo. Claro que a grande cidadela aí a ser ocupada é a capital, é a cidade, porque imagina aqui com os zoneamentos diferentes, todas as autorizações que são necessárias e tudo mais, a complexidade é muito maior.

Mas nós vamos fazer precisamente o sítio, vamos sitiar a capital e, com a cooperação do (Gilberto) Kassab, do prefeito, e a ação do Governo do Estado, eu tenho certeza que a gente chega lá. Como disse aqui, a economia é tempo, simplificação e eficiência, disso é que se trata. Quero aproveitar a oportunidade para registrar que esta secretaria de Emprego e Relações do Trabalho só fez coisas boas ao longo desses anos, claro que nenhuma secretaria fez coisa má. Mas a taxa de inovação aqui na secretaria do Trabalho, tem sido especialmente elevada. Nós tivemos aqui programas como o Emprega São Paulo, encontro na internet de ofertantes e demandantes de emprego, não preciso me alongar sobre como funcionou; Programa Estadual de Qualificação do trabalho (PEQ), Programa Estadual de Desburocratização (PED), do qual esse portal faz parte. O salariômetro, que é o ovo de Colombo em matéria de orientação das condições do mercado de trabalho, para os assalariados, para os sindicatos e para os empresários.

 Enfim, é um conjunto de ações que teve, talvez, o seu lado mais impactante, do ponto de vista social e imediato, o piso salarial, que nós estabelecemos por lei em São Paulo, beneficia um milhão de pessoas, feito de maneira sensata, não trouxe nenhuma perturbação maior para a nossa economia e trouxe, sem dúvida nenhuma, melhor condição para os setores de renda mais baixa – que, no caso do nosso Estado, inclusive, não são tão numerosos quanto em outros. De forma que eu queria aproveitar essa oportunidade, também, para agradecer ao Guilherme, que também deve deixar o governo, e por toda a colaboração, por tudo que fez. É daqueles secretários que o governador gosta ou daquele ministro que o presidente gosta, que sempre traz soluções e coisas boas, e a pior coisa é ficar recebendo um secretário que tem sempre má notícia, embora às vezes tenha que ser assim. Mas, quando alguém vem sempre com coisas boas. Ou querendo dinheiro, também, você tem toda razão. O Guilherme nunca veio me pedir dinheiro, sempre conseguiu arrancar dinheiro do Mauro Ricardo e de mim, não. Nunca precisou chegar a mim. De maneira que eu queria aproveitar para expressar aqui ao Guilherme Afif Domingos o meu agradecimento, não apenas em meu nome pessoal, mas em nome de São Paulo, porque ele estabeleceu um novo parâmetro para funcionamento da secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. Vai ser antes do Afif e depois do Afif, creio que ninguém tem dúvida disso.

Muito obrigado!