Discurso de Serra na posse de 220 novos Delegados da Polícia Civil

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

ter, 08/05/2007 - 13h00 | Do Portal do Governo

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Quero cumprimentar o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima; Luiz Antônio Marrey secretário da Justiça; Francisco Luna, secretário do Planejamento; Sidney Beraldo, secretário da Gestão Pública; Marcos Nusdeo, Procurador Geral do Estado; deputados federais Renato Amary e Arnaldo Faria de Sá, deputados estaduais Rita Passos, Marco Bertaiolli, Maria Lúcia Amary, João Barbosa, Gilmaci Santos. O vice-almirante Sousa Santos, comandante do 8º distrito naval; o delegado-geral da polícia civil, Mário Jordão; o coronel da PM Roberto Antônio Diniz. Queria também cumprimentar o representante da Câmara dos Vereadores, o vereador Celso Jatene; os delegados e delegados empossados e seus familiares. Integrantes das Polícias Civil e Militar, membros das associações e entidades de classes; representantes das Forças Armadas; o presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo, Luiz Flávio D’Urso, cuja presença agradeço.  Antes de mais nada, quero cumprimentar a todos os delegados e delegadas que hoje tomam posse.

Há duas razões para esses cumprimentos. Em primeiro lugar, pela escolha da carreira que fizeram, uma atividade essencial para o funcionamento do Estado e para a paz da sociedade. E, em segundo lugar, pelo desempenho do concurso. Afinal, nós tivemos 20 mil inscritos e se trata, portanto, de um concurso muito difícil.

Uma menção muito especial vai para as mulheres, que conquistaram 30% das vagas, sendo que os três primeiros lugares do concurso são mulheres. Mulher acrescenta, ao mesmo tempo, suavidade e dureza na polícia, porque as mulheres são duras como ninguém, mas também sabem ser suaves no desempenho da função pública.

Agora, vocês passam a uma nova etapa: seis meses de curso em que os conhecimentos que já possuem serão cotejados com as questões práticas que vão enfrentar na vida profissional.

Eu tenho presente que quem faz cumprir a lei deve, em primeiro lugar, conhecer bem a lei. Mas, só isso não basta. A carreira de delegado demanda também  equilíbrio emocional, rigor ético acima de tudo, coragem pessoal, além da liderança, relativamente à comunidade policial e à própria sociedade. Exige também muita sensibilidade, que é um ingrediente fundamental da ação policial.

Todos esses traços são requisitos indispensáveis na  luta contra a criminalidade e a violência, na qual se empenham e tem se empenhado muito bem a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado.

Nós estamos em uma luta árdua, incansável, ininterrupta, mas que certamente será vencida por São Paulo, dentro da lei e do respeito à pessoa humana e da dureza contra o crime.

Hoje, a sociedade reclama com veemência o fim da impunidade. E para isso, nós precisamos de recursos humanos muito bem qualificados, de recursos materiais tecnológicos avançados e de muita inteligência policial.

Como exemplo de iniciativa nesse sentido, tomada pelo Governo do Estado, eu menciono a Sala de Situação da Polícia Civil, que inaugurei pessoalmente no final de março. Lá estão modernos equipamentos de telefonia, internet, imagens, vídeo conferência, links de alta velocidade. É onde especialistas da Polícia Civil podem gerenciar e comandar as operações de grande envergadura na Capital, na Região Metropolitana e em todo o Estado de São Paulo.

É indispensável, também, promover a integração das polícias, nas suas ações, na inteligência e na comunicação. Esta integração entre Polícia Civil e Polícia Militar é essencial para nós. Há problemas históricos que atrapalharam essa aproximação, mas o que nós queremos é acelerar essa aproximação e integração ao longo da nossa gestão.

Ao mesmo tempo, e por essa razão também, nós procuramos uma aproximação grande com as polícias de outros estados. Já em janeiro, com as polícias do  Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Uma aproximação, intercâmbio, agilidade nas relações; tudo com vistas a uma ajuda recíproca no combate ao crime na região sudeste do Brasil.

É nesse contexto, então, que os senhores e as senhoras se integram aos quadros da Polícia Civil, recebendo dos cidadãos de São Paulo todo respeito devido a um servidor público e toda confiança devida a uma autoridade da Polícia Civil.

Quero aproveitar também a oportunidade para agradecer o trabalho que tem tido à frente da Secretaria de Segurança o secretário Ronaldo Marzagão, que tem tido toda a delegação por parte do governador para encaminhar as questões fundamentais desta área. E quero cumprimentar nesta oportunidade, também pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, um trabalho que eu tenho apreciado bastante, não apenas eu, mas toda a nossa equipe de governo, o delegado Jordão, que quero reconhecer aqui publicamente pelo esforço, pelo empenho e pela qualidade de seu trabalho.

Enfim, encerro minhas palavra desejando a vocês todos muito sucesso em suas carreiras. Muito obrigado, de coração!