Anúncio do Poupatempo na Cidade Ademar

Nova unidade será inaugurada em 2009

qui, 31/07/2008 - 19h50 | Do Portal do Governo

Os moradores da zona sul da capital paulista ganham no começo de 2009 mais uma unidade do Poupatempo, espaço onde são oferecidos mais de 250 serviços públicos, como emissão de RG, CPF, recebimento de tributos e acesso gratuito à internet. O anúncio foi feito pelo governador José Serra nesta quinta-feira, 31, em Cidade Ademar. Na ocasião, o governador fez o seguinte pronunciamento.

 

Governador: Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas, principalmente a todas, porque aqui é mais mulher do que homem.

Cumprimentar o Sidney Beraldo, nosso secretário de Gestão, que é o responsável mais direto por este Poupatempo. O Andrea Matarazzo, que é secretário de Coordenação das Subprefeituras, da Prefeitura do prefeito Kassab.

Os deputados federais Julio Semeghini e Arnaldo Faria de Sá. O Arnaldo, feliz da vida porque a Portuguesa ganhou ontem à noite. Vocês conhecem alguém que torce para a Portuguesa? Tem um aqui, ó. É uma raridade, mas tem. E a gente torce também para a Portuguesa ir bem.

Queria cumprimentar os deputados estaduais Said Murad. O Miltinho, o Zé Augusto e o Jorge Caruso. O Caruso está feliz porque é palmeirense. Não tem palmeirense aqui? Só isso? Finalmente, né? Porque o Palmeiras ganhou ontem, não sei se vocês souberam.

Os vereadores Agnaldo Timóteo, Natalini e o Antônio Goulart. O Antônio Goulart e o Natalini compartilham uma infelicidade, assim, passageira. Ambos são corintianos, então eles ficam lá assistindo à série B. Mas eu quero dizer o seguinte: todos os palmeirenses estão torcendo para o Corinthians voltar para a série A. Está certo?

O Sinval, que é o secretário de Comunicação da Prefeitura. A Tânia, que é superintendente de operações do Poupatempo. O Beto Mendes, que é o subprefeito de Cidade Ademar, e em nome dele eu queria cumprimentar todos os subprefeitos. O Zé Inácio, que é presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a EMTU. Queria também cumprimentar os presidentes de sociedades, associações de bairro, lideres comunitários e a todos os presentes.     

Bem, nós não estamos aqui hoje para fazer inauguração. Essa não é uma solenidade de inauguração, é apenas um anúncio do Poupatempo. Como vocês vêem, esse prédio aqui, doado pela Prefeitura para o Estado – portanto é uma obra de parceria – já está quase pronto. Isso aqui vai ter que botar janelas e fazer adaptação do mobiliário, basicamente.

Agora, vejam vocês o bom negócio que é o Poupatempo para a população. Qual é o tempo normal, hoje, para se tirar um RG, uma Carteira de Identidade? Não no Poupatempo, normal. Trinta dias. Entre ir, vai ter que ir até o Centro, não sei aonde, fazer e tal. Sabe quanto tempo demora no Poupatempo? Vinte e quatro horas. Uma Carteira de Trabalho, o tempo normal médio é quinze dias. No Poupatempo, na hora.

Um Atestado de Antecedentes Criminais, que é uma aporrinhação infinita, demora quinze dias para tirar normalmente. Sabe quanto tempo vai demorar no Poupatempo? Nada, tira na hora. Essa é a vantagem do Poupatempo que as pessoas às vezes não citam. É a mais importante que tem.

Quem começou aqui em São Paulo foi o Mário Covas, foi continuado pelo Alckmin e chegou à nossa administração. Nós vamos fazer um aumento, até o final do governo, de 50% do Poupatempo de São Paulo. Pelo Interior, pela Grande São Paulo e pela Capital. Outro dia, fui inaugurar um em Osasco, lá num shopping center, e hoje estou anunciando aqui que entramos na reta final deste de Cidade Ademar. Beraldo, quantas pessoas são atendidas no Poupatempo de São Paulo?

Beraldo: Noventa e duas mil pessoas por dia.

Governador: Noventa e duas mil pessoas por dia. Que porcentagem dos documentos é tirada aí?

Beraldo: Documentos?

Governador: É. 60%?

Beraldo: RG, Carteira Profissional e a Carteira de Habilitação, 60% da média.

Governador: 60% dos paulistas já tiram. No final do nosso governo, isso vai para mais de 95%. Essa é a nossa meta.

Quero aproveitar para falar de outras coisas aqui que têm a ver diretamente com o Governo do Estado. Primeiro, o negócio que o Arnaldo Faria de Sá falou, do corredor para Diadema. Eu queria dizer que nós estamos retomando esse corredor. No ano que vem, o corredor vai estar pronto para ônibus a diesel, e em 2010 para ônibus elétrico. Isso está sendo retomado. É muito importante, por isso está aqui o presidente da EMTU. Cadê ele? Está lá! Não é isso? Estou certo ou estou errado? Venha cá! Conte aqui, quando é que vai começar a obra?

Presidente da EMTU: No começo do ano que vem, iniciamos as obras de adaptação, e em final de julho, já teremos essas obras prontas e iniciando a operação com ônibus a diesel ou a álcool também, a etanol. E em 2010, operação com ônibus elétrico.

Governador: Isso eu sei que é uma coisa muito sentida aqui, uma reivindicação muito profunda, e que vai beneficiar também Diadema. Não é, Zé Augusto? Não é isso? Vai beneficiar, tem um deputado estadual, Zé Augusto, e vai ter um grande beneficio o município de Diadema.    

Outra coisa importante é os Sete Campos. Não é isso? Eu lembro que eu vim aqui, o subprefeito era o Fernando Fernandes, eu era prefeito. Esse terreno era da EMAE, Empresa Metropolitana de Água e Energia. A Prefeitura pediu que o Estado fizesse a doação, o Estado fez. Houve muitos problemas ambientais. Só agora vão começar as obras, me diz o Andrea Matarazzo. Vocês conhecem bem os Sete Campos, aquilo lá vai virar um parque esportivo de primeira. E vai ter até – me diz o Andrea Matarazzo – Casa de Cultura.

Aqui há demandas da área da saúde que são para a Prefeitura, não é? Principalmente uma AMA. Eu, quando era prefeito, inaugurei aqui três AMAs, aqui na região, que foram a de Vila Joaniza, Jardim Miriam e Vila Missionária. Outras três foram entregues pelo Kassab e há uma demanda de outras. Eu acho que eu vou conversar com a Prefeitura, com o Secretario de Saúde para acelerar os planos de fazer outra AMA aqui. Mesmo que não dê tempo, não se faça em dois, três meses, o importante é que isso já seja encaminhado.

Bem, são essas questões que eu queria colocar aqui, agradecendo muito a presença de todos, num simples ato de anúncio, não é um ato de inauguração. Nós vamos voltar aqui para a inauguração, se Deus quiser, logo. Quando vai ser, Beraldo?

Beraldo: Meados de 2009.

Governador: O Poupatempo aqui. Vai demorar todo esse tempo? Já está quase pronto! Ah, está bom. Ele está dizendo que é no ano que vem. Está legal? Muito obrigado, então, um grande abraço.

E contem conosco. Podem contar com o Governo do Estado, podem contar comigo, podem contar também com a integração, que é fundamental, do trabalho do Estado e da Prefeitura.        

Muito obrigado.