Alckmin faz anuncio de investimento para o Programa de Ação Cultural

Palácio dos Bandeirantes, 26 de outubro de 2012.

sex, 26/10/2012 - 17h56 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo; secretário de Estado da Fazenda, doutora Andrea Calabi; secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o deputado Júlio Semeghini. Nossos sempre secretários da Cultura, o Ricardo Ohtake, o João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina; doutor Marco Antônio Zito Alvarenga, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo; Ministro Clovis Carvalho. diretor da POIESIS; representantes sindicatos e organizações, atores, toda a área da cultura, obrigado aqui pela presença.

É uma alegria recebê-los. Cumprimentar aqui o Marcelo, o secretário da Fazenda e do Planejamento não podem falar, se eles falam contra viu Sérgio. Estou brincando. São dois apaixonados pela cultura e grande defensores da cultura. Mas eu acho que nós estamos avançando. O Marcelo relator aqui, nós começamos com a lei no tempo do João Batista em 2006 o PROAC com 20 milhões de incentivo, depois passou para 30 milhões em 2007, 60, 55, 90, 93, e agora o número recorde R$ 118 milhões. E atingimos a lei que estabelece 0,02% do ICMS. Então, somando esses últimos seis anos dá 466 milhões de reais. Quase meio bilhão de reais de incentivo, nós não estamos contando o PROAC editais, que é mais 25 milhões.

E ganham os autores culturais, todas as áreas da cultura. Foram mil e quantos projetos, Marcelo? 1.800 projetos só esse ano, só esse ano, 1800 projetos. Ganham as empresa porque podem associar o seu nome a projetos de grande importância, de grande relevância. Ganha a sociedade que tem muito mais atividade cultural, arte, cultura, e é fantástico como é sucesso. Eu tive lá no “Guerra E Paz”, do Portinari, que foi lá no Memorial da América Latina, mais fila, fila, fila… Pois agora, a amostra de Caravaggio, os quadros impressionistas no Centro Cultural do Banco do Brasil, tudo lotado, então há uma demanda enorme.

Essa é a grande vocação de São Paulo, terceira megalópole do mundo. Ganham os trabalhadores, por que o setor da cultura gera muito emprego, movimenta a economia, abre postos de trabalho, atrai pessoas, São Paulo que tem um forte turismo de negócios, caminha para ter um forte turismo cultural também, importante, isso movimenta toda a economia. Nós ficamos muito felizes aqui.

E quero cumprimentar o Marcelo que está fazendo um grande trabalho na área cultural, é alguém do setor, eu aprendi com meu pai, ele dizia o seguinte: “Prepara-se sem descanso, cerque-se das melhores pessoas” a gente não faz nada sozinho, faz tudo, um time. E queremos aqui ter um time de Neymar, vi que não é bem unanimidade. Mas eu quero agradecer, dizer que contem conosco, já para não perder tempo porque estamos chegando ao final do ano, assinamos o decreto, o Calabi já assinou a resolução, amanhã estará no Diário Oficial. E agora é trabalho para a gente, o máximo de projetos conseguir aprovar até o final do ano.

E já queria convidá-los porque é um projeto social muito importante, agora em novembro acho que vamos inaugurar mais uma fábrica de cultura. Será a oitava fábrica de cultura que é um projeto social também muito bem sucedido em áreas de grande vulnerabilidade social, trabalhando com crianças e jovens de 7 a mais de 20 anos e também com as família: circo, pintura, música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, literatura, informática, artes visuais, enfim, artes cênicas, todas as atividade. Trabalho extremamente bonito e localizado nas áreas onde a gente mais precisa. Então São Paulo desde os grandes projetos culturais, como a nossa Orquestra Sinfônica, agora o teatro da dança e também levando a cultura aos bairros mais distantes e as regiões de maior vulnerabilidade social. Mas quero agradecer a todos e convidar aí para um cafezinho. Muito obrigado.