Alckmin discursa no encerramento do Momento Itália Brasil

São Paulo, 05 de setembro de 2012.

qua, 05/09/2012 - 12h52 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Dizer da alegria e da honra de recebê-los com a minha esposa, a Lu, a todos vocês. Saudar o nosso embaixador Gherardo La Francesca, Antonella La Francesca, ministra Ellen Gracie, ministro Luiz Fernando Furlan, Ana Maria, deputado Vitor Sapienza, deputado federal Protógenes. Fábio Porta, deputado na Itália;Dona Néia, o Sidney Beraldo, saudando todos os nossos secretários, a Mila, o nosso cônsul-geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, Carla Marsili, consulesa; Fernanda Montenegro, por quem quero saudar aqui todos os artistas aqui presentes. Saudar a Roberta Civita, que recebeu aqui a justíssima homenagem em nome do seu pai, Roberto Civita. A Mirna Concílio Aversa, que recebeu em nome do Roberto Irineu Marinho. Empresários, amigos, amigas.

Só poderia ser em São Paulo, este encerramento do momento Itália-Brasil. Ciccillo Matarazzo dizia que o Brasil é filho de Portugal, mas que São Paulo é filho da Itália, tal é a presença italiana. Essa casa, que é a Casa de São Paulo, foi construída pelo conde Francisco Matarazzo. A presença italiana está nas artes, na cultura, na grande capacidade de trabalho, na alegria de viver. Diz-se que essa terra ecumênica, cosmopolita, de São Paulo é onde japonês fala português com sotaque italiano.

Então, estamos muito felizes. E este minuto, este momento Itália-Brasil não se encerra, ele nos fortalece ainda mais. Essa semana, tivemos no Gei[ininteligível] com o Andrea Calabi, com o Valentino Rizzioli, um grupo de expoentes empresários italianos e com muitas oportunidades de negócios e possibilidades de empreendimentos aqui no Brasil, especialmente em São Paulo.

Daqui duas semanas, está chegando aqui o ministro do Desenvolvimento da Itália. É uma importante missão aqui no Brasil e em São Paulo. Então, é uma grande alegria comemorarmos juntos, nesta noite, este nosso encontro. Aliás, tenho a honra de ter, no meu secretariado, o professor Giovanni Guido Cerri, nascido em Milão. Ficamos muito felizes de podermos aqui comemorar, brindar esta amizade, esta fraternidade, estes laços de cultura, de sangue, de visão de mundo que unem e aproximam, cada vez mais, brasileiros e italianos. Muito obrigado a todos.