Alckmin discursa na entrega do Prêmio Top Etanol

São Paulo, 27 de junho de 2013

qui, 27/06/2013 - 23h51 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos! Quero saudar a Elizabeth Farina, presidente da Única, Amanda Turano Angelieri, coordenadora do Projeto Agora, Miguel Tranin, presidente da Associação dos Produtores, os homenageados, o Luiz Custódio Cotta Martins, Segundo Braoios Martinez, João Nicolau Petrônio, José Carlos Correa Maranhão, Marcos Jank, ex-presidente. Quero saudar aqui o deputado federal Efraim Filho, nossa secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi, nossos secretários, dr. Meirelles, o Ricardo, representantes de todo o setor agraciados com o prêmio Top Etanol, lideranças, amigas e amigos. O Tramontina, que estava aqui conosco.

É uma alegria, fiquei muito feliz com o prêmio, muito honrado e quero aqui reiterar o nosso compromisso com o setor na área da pesquisa. Temos aqui os melhores institutos de pesquisa de São Paulo, aliás, me disse a Mônika aqui que a terceira coleção de mudas do mundo é de lá do Instituto Agronômico aqui em Campinas, com a tecnologia, nós somos um dos maiores fabricantes, de equipamentos, máquinas para o setor, pólo de Sertãozinho, Piracicaba, compromisso com a infraestrutura, para a gente reduzir custos, melhorar logísticas, recursos humanos, né? Temos até uma Fatec que só tem aqui em São Paulo e em Oklahoma, nos Estados Unidos, que é tecnólogo em mecânica de agricultura de precisão, e com a questão da energia, da bioeletricidade. Nós temos um potencial aí enorme para avançarmos com a questão tributária, ou seja, da competitividade, né? O carro, o motor flex fuel é o orgulho nosso, nacional, brasileiro, sucesso mundial, e nós precisamos fortalecer esse combustível limpo que é o etanol.

Então, primeiro reiterar o nosso compromisso aqui com o setor que é importantíssimo sob o ponto de vista econômico, social, para São Paulo e para todo o nosso país. E agradecer, eu não mereço, só tenho um pé de cana lá no meu sítio, mas quero dizer que o etanol é a molécula do desenvolvimento do emprego, da sustentabilidade que vem ao encontro das preocupações com a mudança climática, energia limpa, eletricidade, enfim, ela é promotora do desenvolvimento. Nós, de São Paulo, enxergamos isso todo dia, onde tem o setor sucroalcooleiro muda a sociedade, agrega valor, cresce, gera emprego, prospera, então um setor importantíssimo. Nosso compromisso e nosso agradecimento a todos vocês que fizeram São Paulo se orgulhar de ser o maior produtor mundial do setor do álcool e da cana. Muito obrigado!