Alckmin discursa em visita à fábrica de produtos de aço em Pindamonhangaba

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, saudar o nosso anfitrião doutor Jorge Gerdau Johannpeter, o presidente do conselho da administração da Gerdau; André Bier Gerdau Johannpeter, o […]

ter, 31/05/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, saudar o nosso anfitrião doutor Jorge Gerdau Johannpeter, o presidente do conselho da administração da Gerdau; André Bier Gerdau Johannpeter, o diretor presidente da Gerdau; prefeito da nossa cidade, o João Ribeiro; a Leila Maria Angélica; o deputado federal, o Emanuel Fernandes, o Secretário do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Mirian, o Rodrigo, a Mirian vice-prefeita, vereadores: o Martim César e o Cal, José Carlos Gomes; doutor Álvaro Staut Neto, Secretário Municipal do Desenvolvimento da Indústria e Comércio; o Casé, Carlos José Ribeiro, o subprefeito aqui do distrito de Moreira César; o nosso deputado, o Dilador Borges; conselheiros, diretores e colaboradores aqui da Gerdau; representantes de entidades, associações, sindicatos, amigas e amigos.

É uma grande alegria virmos aqui a Gerdau, a unidade aqui de Pindamonhangaba, um dia muito feliz doutor Gerdau. A Villares, a antiga Villares, a Gerdau hoje está ligada a história da nossa cidade. E eu diria doutor Gerdau que essa é uma vocação de Pinda, porque Pindamonhangaba em tupi-guarani é local onde se fabricam anzóis, é uma fábrica e anzol vai aço, não é? Então já era, os índios já anteviam não é, a vocação industrial e siderúrgica de Pindamonhangaba. Esta fábrica mudou a cidade. Eu me lembro, eu era prefeito na década de 70 e a gente pode dizer que foi antes e depois desta grande usina, das maiores do Brasil, é uma cidade verdadeira. E essa é a verdadeira cidade, essa colméia de trabalho, de tecnologia, de engenharia, de desenvolvimento da indústria brasileira. Essa é uma fábrica para ajudar as fábricas, as indústrias. Ela hoje recebe um grande investimento, uma nova unidade de aços especiais especialmente para indústria automotiva que está crescendo. O Brasil hoje é o quinto maior fabricante de caminhões do mundo. Importantíssimo fabricante de automóveis, hoje nós estamos com uma nova fábrica da Toyota, em construção no Estado de São Paulo, uma nova fábrica Hyundai, em construção no Estado de São Paulo, o início da Chery, então novas plantas importantes na indústria automobilística e construção civil, né? Os aços longos uma nova unidade para construção civil que também vive um grande momento. Então a Gerdau que já era uma cidade aqui de usina industrial tem uma grande ampliação.

E destacar a questão ambiental. Esta é a maior recicladora, a Gerdau, da América. Isso é uma grande importância sob o ponto de vista do meio ambiente. O que é ferro velho, aqui é subsídio pra indústria poder trabalhar. Então isso tem uma grande importância sob o ponto de vista do desenvolvimento sustentável, da sustentabilidade. E empregos, quase 800 empregos aqui na… Para erguer as novas unidades e depois empregos extremante qualificados na operação siderúrgica e empregos indiretos. E além do grande investimento aqui em Pindamonhangaba, ainda o investindo em Araçariguama, fábrica que foi inaugurada pelo doutor Gerdau há 5… Há 5 anos atrás, né? 2005, 2006.

É uma grande alegria para nós voltarmos aqui, hoje na Gerdau, e destacar aqui bons exemplos de compromisso com o trabalho. Nós precisamos no Brasil valorizar o trabalho e valorizar os empreendedores. Governo não gera emprego, governo o faz de forma complementar. Quem gera emprego é a iniciativa privada: investe, cria riqueza, cria oportunidades faz a roda da economia, girar. O Governo precisa dar as melhores condições de competitividade, de logística, de eficiência. E esse é um grupo Gerdau é de 1901, 110 anos. Doutor Jorge Gerdau, jovem, nas férias estava lá na fábrica apreendendo. Aos 25 anos de idade já tinha passado por todos os setores do grupo e como presidente da empresa nos seus últimos… Nas suas últimas duas décadas internacionalizou a Gerdau. Hoje presente em 14 países das grandes empresas mundiais, crescendo, ajudando o desenvolvimento brasileiro, o exemplo de uma pessoa comprometida com o Brasil, com altos destinos do país. O André, que hoje tem a responsabilidade diretiva da presidência, da mesma forma que antes dos 18 anos já era operador lá na empresa e hoje a empresa vive um grande momento, então a gente fica muito feliz.

São Paulo tem esse DNA, é terra do trabalho, aqui veio gente do mundo inteiro, tem todas as etnias, essa miscigenação racial é que eu acho que faz as mulheres de São Paulo tão bonitas. E esse Estado sem preconceito, o Estado aberto e o Estado que valoriza o empreendedorismo. Nós já nesses primeiros meses fizemos o outono tributário, é imposto para baixo, reduzir carga tributária e aumentar investimento, que gera emprego, gera riqueza e ajuda o Brasil a se desenvolver. O João Ribeiro está super feliz. Pinda é uma das campeãs do ICMS, acho que é uma das grandes arrecadadoras, não é João? E o aniversário da cidade, que está chegando, e não poderia comemorar melhor o aniversário da cidade do que com grande investimento que vai criar oportunidade para as pessoas. O Papa Paulo VI dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde não há emprego, onde não há oportunidade, onde as pessoas não podem ser felizes realizando a sua vocação, através do trabalho, serem úteis à sociedade e servir ao nosso país.

Parabéns ao Grupo Gerdau.