Alckmin discursa em entrega de novos trens para CPTM

Geraldo Alckmin: Secretário dos Transportes Metropolitanos, doutor Jurandir Fernandes; deputado estadual João Caramez, que é da região, foi prefeito de Itapevi, aonde a Linha 8 atende, uma das principais linhas […]

qui, 24/02/2011 - 17h35 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Secretário dos Transportes Metropolitanos, doutor Jurandir Fernandes; deputado estadual João Caramez, que é da região, foi prefeito de Itapevi, aonde a Linha 8 atende, uma das principais linhas nossas da CPTM; o presidente da CPTM, doutor Mário Bandeira. Um passinho à frente, Mário. Presidente do Metrô, doutor Sérgio Aveleda. O doutor Aveleda tem dois ternos, ele foi presidente da CPTM, agora do Metrô. Vereador Claudinho. Claudinho é vereador aqui da capital. Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transporte Público, ANTP. Avelásio Jacobina, meu afilhado. Ele só casou, Jurandir, porque eu garanti a seriedade dele lá. Dorival Fonte de Almeida, suplente de deputado estadual. Diretores, engenheiros, colaboradores, toda a equipe, a família CPTM e do Metrô; amigas e amigos.

Ora, não pode haver uma alegria maior do que a gente ter a oportunidade de investir no transporte de alta capacidade como é trem e metrô, e de qualidade, para a nossa população. Aliás, estamos chegando a 6,5 milhões de passageiros por dia: quase 4 milhões no metrô, e quase 2,5 milhões na CPTM. Eu tenho impressão de que São Paulo representa 75% do transporte metro-ferroviário de passageiros do Brasil. Se a gente somar o país inteiro, capitais, grandes cidades, somar tudo – metrô e trem – transporta 25%. São Paulo, sozinho, 75% do transporte de metrô e trem do país. E hoje, mais um passo: são entregues para trabalharem na Linha 8, que é a linha que vai daqui da Estação da Luz até Itapevi… Ah! Julio Prestes até… Aliás, até Jandira? Até Itapevi, e nós teremos mais seis quilômetros de ferrovia e mais quatro estações até o fim do ano?

Locutor desconhecido: 2012.

Geraldo Alckmin: 2012, então ser sem… Ano que vem, até o ano que vem, mais quatro estações, mais seis quilômetros de ferrovia e esse padrão de ferrovia vai chegar até Amador Bueno em Itapevi. Hoje, trens novos, cada trem oito carros, então nós estamos falando de 24 carros a mais, zero km! Não é trem reformado, é trem novo, zero km. Ar-condicionado em todos os trens, mais torque, mais… Mais motorizado, o trem antigo era 1/3 de motorização, ou seja, um carro motorizado e dois sem motorização. Os novos, um motorizado, um não, um motorizado, um não. Tem muito mais torque, arranca mais depressa, chega mais depressa, a viagem é mais curta e com mais trens. No pico que é um trem a cada sete minutos, nós vamos reduzir pra um trem a cada quatro minutos no horário de pico. Hoje são entregues três trens, 24 carros novos zero km, e até junho mais 15 trens, mais 60 carros serão entregues, (serão) 120 carros a mais até junho e teremos até 2012, 62 carros, perdão! 62 trens, 62 x 8, quanto? 496! Nada como um advogado que entende de engenharia? Quase 500 carros a mais.

Então, uma grande alegria. Esse é o sonho do Mário Covas, que era a menina dos olhos deles a CPTM, é o sonho do Serra, o Sonho do Goldman, o sonho de todos nós.

Locutor desconhecido: Sonho do Geraldo.

Geraldo Alckmin: E queria… Obrigado, Evilázio, vê que o Evilázio não falha né? E vamos entregar nessa linha, que é a linha 8, Caramez, sua linha mais quatro estações totalmente novas, reformadas, com acessibilidade, tecnologia, que é Jandira, agora em abril, no mês que vem, e depois Carapicuíba, Osasco e Barueri. Então quatro estações novas, reforma na via férrea, tecnologia, segurança e os novos trens, além dos avanços que nós vamos ter também no metrô.

Um grande abraço à família da CPTM. São Paulo tem alguns orgulhos, orgulhos justos: Instituto do Coração, ontem lá o Instituto do Butantan, maior fábrica de estudo soroterápico da América Latina. E um desses nossos orgulhos é CPTM e Metrô, e EMTU: as três empresas do transporte coletivo. Eu sei que na hora de pico todo mundo passo apertado, que houve um crescimento muito grande de demanda, a população quer utilizar o transporte de alta capacidade, mas a população pode confiar que nós vamos ter… Olha que 62 X 8, 500 trens, 500 carros, praticamente zero km a mais com qualidade para servir a nossa população, além das novas expansões: Amador Bueno, o ano que vem; a linha sul, Zona Sul, chegando em Varginha; o Expresso Guarulhos, estamos estudando como chegar em Guarulhos; expansão do metrô para Taboão (da Serra), metrô saída à cidade de São Paulo, atender a Região Metropolitana. Enfim, a população pode confiar porque nós vamos trabalhar com todo o empenho, no sentido de melhorar o transporte e a alta capacidade de São Paulo.

Parabéns a todos.