Alckmin discursa em entrega de 704 matrículas da CDHU em Registro

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos e a todas. Dizer da alegria de estarmos hoje aqui em Registro, cumprimentar a nossa prefeita anfitriã, a Sandra Kennedy; o deputado federal Silvio […]

dom, 10/04/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todos e a todas. Dizer da alegria de estarmos hoje aqui em Registro, cumprimentar a nossa prefeita anfitriã, a Sandra Kennedy; o deputado federal Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação; deputado federal Emanuel Fernandes, secretário de Estado de Planejamento; Samuel Moreira, deputado estadual de Registro e da região, líder do Governo na Assembleia; Marcus Penido, presidente da CDHU; o vereador Cleiton; o Gilson Fantin, presidente da Associação dos Pecuaristas da região; o Marc, presidente da Associação dos bananicultores; a delegada Rose… dá um pulinho aqui para frente… a Rose foi a primeira no Governo Montoro, ela era menor de idade ainda, ela foi a primeira delegada da Delegacia das Mulheres. Depois deputada estadual, os maridos todos entraram na linha. Olha, cumprimentar a todos vocês, moradores e moradoras dos nossos conjuntos habitacionais aqui de Registro; lideranças comunitárias, amigas e amigos.

Hoje nós vamos entregar o titulo, são 704 títulos. E é muito importante essa entrega, sinal que toda documentação está regularizada, e cada um vai ter o documento da sua casa ou do seu apartamento. Porque não vida a gente vive de sonho, não é isso? Então, quando é criança sonha com brinquedo, sonha com a boneca, com o carrinho, com a bala. Quando é jovem, a gente sonha com a namorada, com o namorado, depois sonha com os filhos. E o sonho da família é a casa, é você ter a casa própria, e não é fácil ter uma casa própria, porque ela é cara, tem que ter uma poupança grande para dar de entrada. A prestação é muito alta. Então, é difícil comprar uma casa.

O nosso programa do Governo do Estado de São Paulo, da CDHU, a nossa prioridade é casas para famílias de menor renda. Quem é rico a gente não precisa se preocupar, eles sabem comprar casa. Nós precisamos é garantir o acesso das famílias de menor renda. Então, não tem nenhuma entrada, e a prestação, ela cabe dentro da renda da família. Quem ganha um salário mínimo pode realizar o sonho da casa própria, quem ganha dois salários, três, quatro, enfim, a gente garante a casa.

Então, aqui em Registro foram entregues, desde a época do saudoso governador Mario Covas, 1320 moradias, casas e apartamentos. Hoje nós temos aqui 286 casas em construção, a gente deve entregar agora em agosto – provavelmente não é? No mês de agosto, mais quatro meses estamos entregando mais 286 casas. E a prefeita, Sandra, já disse que vai procurar um terreno, e aí a gente já começa outro conjunto habitacional. E hoje nós vamos entregar o titulo. Então, quando acabar a prestação pronto já esta com… a casa é de vocês. Pode deixar para os filhos, fazer o que quiser, enfim, totalmente regularizada. Esse titulo, que está sendo entregue, os 704 títulos, é extremamente importante cada um guardar esse titulo que é o documento oficial e definitivo da casa.

Queria também trazer uma palavra, dizendo que daqui dois meses, agora em junho, esta chegando aqui o Poupatempo. Nós vamos trazer o Poupatempo móvel, aqui para Registro, e agora nós estamos indo para Pariquera-Açu, onde tem o hospital regional estadual. Então, lá em Pariquera-Açu nós vamos terminar o AME, que são 25 especialidades médicas, e todos especialistas, cardiologistas, oftalmologistas, ortopedistas, cirúrgico, endocrinologistas, acupuntura, são 25 especialidades.

Vamos entregar também a rede Lucy Montoro, que é a parte de reabilitação, fisioterapia, fisiatria, órteses, próteses, aparelhos, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida. Então, vai ter um grande centro de reabilitação. O grande centro de especialidades médicas e o hospital que tem mais de 50 anos no Estado, nós vamos reformar ele inteirinho, e ele vai passar de 179 leitos para 250 leitos. UTI de nove leitos para 30 leitos. UTI infantil e neonatal são poucos leitos passa para 15 leitos. Vamos trazer residência medica para também o hospital regional, e todo o setor de câncer, diagnóstico e tratamento cirúrgico e quimioterápico, para ninguém precisar ir para São Paulo, um grande investimento aqui em saúde.

Mas, nós queremos agradecer, agradecer a presença tão carinhosa aqui de vocês, agradecer a prefeita, que nos recebeu aqui esses dois dias, a Sandra; agradecer aos nossos secretários, o Emanuel, dá um passinho para frente aqui. Emanuel é o secretário do Planejamento. Ele que organizou aqui esse Governo presente nesses dois dias aqui em Registro. Agradecer o Silvio Torres, dá um passo aí Silvio. Silvio é o secretário da Habitação. Então, ele que está hoje entregando os títulos, vamos entregar em agosto 286 casas, e vamos iniciar já um grande programa na região. Agradecer ao Samuel, vocês já conhecem, que é o nosso deputado, vocês estão de parabéns, elegeram um deputado trabalhador, se dedica muito a região. E agradecer o seu trabalho como líder do Governo lá na Assembleia.

E especialmente, deixar um abraço aqui para vocês. E como nós falamos de saúde, são duas boas noticias. O Brasil em 1940, a expectativa de vida ao nascer, quem nasceu naquele tempo, lá trás, expectativa de vida: quarentinha, 43 anos de idade, porque morria muita criança, mortalidade infantil era muito alta, era comum uma mamãe dizer: tive cinco filhos, vingaram três, vingaram dois. Morreu muita criança, isso acabou. Graças a Deus a mortalidade infantil despencou. Então, a expectativa de vida hoje é 74, para quem passa dos 30 vai para mais de 80. Porque morre muito jovem no fim de semana, motocicleta, carro, tiro, droga, álcool, violência. Mulher então, mais para cima ainda. As mulheres vivem mais do que nós, homens, não é isso? Nós morremos antes. E as duas boas noticias: em 2050 nós vamos chegar a 100 anos de idade, e as mulheres não morrerão mais.

Parabéns ao todos.