Planos de Saneamento Básico contemplam 72 municípios

Número de cidades auxiliadas pelo Governo do Estado com a medida chega a 177

qui, 07/05/2015 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira, 7, mais 72 Planos Municipais de Saneamento Básico para municípios das bacias do rio Mogi-Guaçu e do Alto Paranapanema. Para ajudar a cumprir a Lei Federal 11.445/2007, o governo paulista fornece suporte técnico e financeiro para os municípios que não conseguiram reservar recursos para cumprir a obrigação.

Agora, ao todo, são 177 municípios que contam com este instrumento de gestão, que serve para orientar políticas locais de saneamento básico, definir as necessidades de investimentos para a universalização do acesso, bem como prioridades de ação e a previsão de investimentos. Os planos foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga.

“Nós, em São Paulo, nos municípios operados pela Sabesp, deveremos universalizar o acesso, ou seja, as cidades serão 300% – 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado – no interior do estado praticamente ano que vem. Está universalizado em mais três ou quatro anos o litoral de São Paulo e em 9 anos no máximo a região metropolitana de São Paulo”, disse o governador.

O Governo apoiará ainda outros 461 municípios, com a entrega dos documentos que se encontram em diferentes fases de elaboração. O planejamento é uma forma compatível para atingir as metas fixadas e é o primeiro passo para assegurar a universalização dos serviços de abastecimento. 

Municípios beneficiados:

Bacia do rio Mogi-Guaçu 
Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Cravinhos, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luiz Antônio, Mogi Guaçu, Monte Alto, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral e Vargem Grande do Sul.

Alto Paranapanema 
Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Pirajú, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Timburi.

Do Portal do Governo do Estado