Turismo Ecológico

Parque Estadual Pariquera Abaixo

Pela Via Dutra (BR 116) chega-se até São José dos Campos, seguindo depois pela rodovia dos Tamoios (SP 99) na direção de Caraguatatuba. No km 80, as placas de sinalização indicam, à esquerda, a entrada para o Núcleo. Mais 700 metros em estrada de terra e chega-se na sede do Núcleo, que conta também com uma base, em construção, em São Sebastião, junto à Polícia Florestal de Juqueí.

Para chegar ao Parque Estadual de Pariquera Abaixo, o caminho é a rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até o km 465, acesso para Pariquera Açu. Do centro desta cidade, o caminho é o bairro Braço Preto (12 km), depois mais 2 km até a Fazenda Lombadinha. Pega-se um acesso à direita e mais 1 km chega-se ao local das futuras instalações do parque.

Lendas, mitos e muitas histórias falam dos encantos de uma região de planíce litorânea no município de Pariquera-Açu, sul do Estado de São Paulo. Flora e fauna completam a riqueza ambiental do parque. As bromélias, espécie típica da vegetação de restinga, formam "tapetes" pelo interior da mata. As inundações periódicas e as áreas constantemente inundadadas ajudaram a preservar a diversidade da fauna. No parque, são encontrados exemplares de capivaras, lontras, pacas, jaguatiricas, macacos, tamanduás e muitas aves como os macucos, tucanos, guaches, arapongas, papagaios da cara-roxa, gaviões e muitas outras espécies. O Parque Estadual de Pariquera Abaixo integra a Rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Florestal, e abriga remanescentes da mata atlântica. O Parque Estadual de Pariquera Abaixo está sendo administrado por um escritório no centro da cidade de Pariquera Açu, no endereço: Rua Santo Saletti, 262. Informações podem ser obtidas pelo tel/fax (0xx13) 856-1284. Neste telefone e endereço também podem ser obtidas informações sobre a Estação Ecológica dos Chauás.

Mais informações

Secretaria do Meio Ambiente