Turismo Ecológico

Cavernas Paulistas

As grutas e cavernas que existem no Estado de São Paulo estão espalhadas em quase uma dezena de municípios. Os labirintos, fendas, pequenos riachos de água límpida, estalactites e estalagmites e cores incomparáveis estão sempre prontos para a descoberta dos amantes da natureza.

Uma das mais famosas é a Caverna do Diabo. É a maior caverna do Estado de São Paulo e fica na cidade de Eldorado , distante 248 km da capital paulista. Atualmente são conhecidos 8.262 metros, porém somente 700 metros são permitidos à visitação. Essa caverna tem iluminação artificial e seu trecho de visitação possui escadas, passarelas e pontes que facilitam bastante a visita em seu interior. É uma das mais belas cavernas brasileiras, com suas gigantescas formações minerais que, por sua forma e harmonia, impressionam seus visitantes.

Em Iporanga, o turista também vai encontrar o município com o maior número de cavernas do Brasil. A Casa da Pedra possui o maior pórtico de entrada do planeta, com 215 metros de altura. Santana é a que mais recebe visitantes no Estado de São Paulo para contemplar suas belezas como as estalagtites (formações que vêm do teto, criadas pelas gotas d'água durante os milhares de anos) e estalagmites (aquelas que são depositadas no chão, pelo mesmo processo). Nas cavernas abertas a visitação só é possível a entrada acompanhado de monitores ambientais, usando capacete e equipamento de iluminação.

Atenção

Os textos e as informações dos sites sugeridos nesta página não são de responsabilidade do Portal do Governo do Estado de São Paulo.