Parques

Parque Ecológico do Guarapiranga

Parque Ecológico do Guarapiranga

Parque Ecológico do Guarapiranga

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA inaugurou, em abril de 1999, o Parque Ecológico do Guarapiranga, para promover a preservação e proteção da fauna e flora no entorno da represa que tem o mesmo nome, além de proporcionar atividades de cunho cultural, ambiental e recreativo aos visitantes, sobretudo aos moradores da região. Com 250,30 hectares de extensão, ocupa 7% dos 28 km no entorno da Represa do Guarapiranga, constituindo uma proteção contra invasões e ocupações ilegais.

Desde o projeto, o Parque é inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente. A passarela que dá acesso aos seus principais edifícios, com 500 metros de extensão, é totalmente suspensa, para evitar impacto no solo, as janelas dos edifícios são grandes, para privilegiar o uso da luz solar, e mesmo as cortinas são feitas de papel reciclado.

Aliás, esse tipo de criação pode ser aprendido em uma das muitas oficinas oferecidas semanal e gratuitamente. Uma delas ensina a transformar material reciclável, de papelão a "pet" de refrigerante, em artesanato, como vasos com plantas artificiais, "origami", porta-retratos.

Do Infocentro à Brinquedoteca, do Museu do Lixo ao Programa de Educação Ambiental e do Anfiteatro ao Salão Oval, o Parque Ecológico do Guarapiranga proporciona aos visitantes atividades diversas em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica.

Mais informações

Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3.286 - Bairro da Riviera Paulista, Zona Sul da Capital -
São Paulo - SP