Estâncias

Estâncias Turísticas

Destaques

Eliana Rodrigues Basílica de Aparecidaa

Basílica de Aparecida

Aparecida: Aparecida é um dos centros mais importantes da religiosidade do País e dista cerca de 170 km da capital. Lá encontra-se a famosa Basílica Nacional, onde se cultua a imagem de N.S. Aparecida, a padroeira do Brasil. A nova Basílica da Aparecida tem forma de cruz entrecortada e seu cumprimento total é de 173 metros e a largura é de 168 metros. A torre tem 100 metros de altura e em seus andares estão o Museu de Aparecida e a Sala dos Milagres. Ligando a Basílica Nova à antiga existe a Passarela da Fé, em forma de um gigantesco "S", medindo 399 metros.

Barra Bonita: Tem como destaque a usina hidrelétrica e a eclusa, a única em funcionamento na América do Sul. O rio Tietê acompanha todo o perímetro do município, numa extensão de 20 km. Neste trecho é possível pescar e praticar esportes náuticos.

Bananal: Uma das atrações desta cidade é a antiga Estação Ferroviária, que foi pré-construída na Bélgica. Bananal fica a 323 km de São Paulo.

Embu: Em 1932 foi construída a capela de São Lázaro em estilo colonial. Já a igreja Nossa Senhora do Rosário é do século XVII, foi feita em estilo barroco e hoje abriga o Museu de Arte Sacra. Embu também possui inúmeras outras construções coloniais e abriga grande mostra de artesanato e pintores primitivos. São mais de 100 ateliês.

Holambra: Localizada no centro oeste do Estado de São Paulo e à 155km da Capital, Holambra, que atualmente é responsável por 35% da produção de flores e plantas ornamentais do país, tem sua origem na imigração holandesa, que em 1948 chegou em suas terras, a antiga Fazenda Ribeirão. Hoje, sua economia é baseada na agropecuária e na atividade turística. Vocação natural do jovem município, emancipado administrativamente no dia 27 de outubro de 1991, o turismo na Cidade das Flores vem ganhando força e profissionalismo nos últimos tempos. Com o título de estância turística, Holambra está recebendo da atual administração municipal mecanismos e instrumentos que possam potencializar o seu pleno desenvolvimento na respectiva área. A estância turística de Holambra é sede da Expoflora - maior festa de flores da América Latina-, que acontece durante todo o mês de setembro e que, na sua ultima edição, reuniu cerca de 250 mil visitantes de todo o país. Na Expoflora, o turista mergulha no mundo das flores e tem a oportunidade de contemplar suas mais diversas espécies, além de viajar por toda a cultura, folclore e tradição holandesa.

Itu: São inúmeras as construções antigas nesta cidade. Vale a pena ver a igreja Bom Jesus, construída em 1765, e a capela Santa Rita, de 1728. No antigo casarão dos Almeida Prado está o Museu Republicano, que preserva as lembranças da lendária Convenção de Itu.

São Pedro: A água mineral, degustada em todo Brasil, vem da fonte de Linda. Os bordados também são famosos. A cidade ainda possui cascatas, lagos e remansos. Uma das atrações é a estrada que leva ao Patrimônio de Santo Antônio e ao alto da Serra de São Pedro. Calçada em toda sua extensão de paralelepípedos.

Outras cidades:

Atenção

Os textos e as informações dos sites sugeridos nesta página não são de responsabilidade do Portal do Governo do Estado de São Paulo.