Museu do Futebol

Ciete Silvério Museu do Futebol

Museu do Futebol

O Museu permite ao visitante entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.

A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, além de garantir a interatividade com o público. O visitante tem acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX. No total, são seis horas de imagens exibidas em vídeos.

O Museu ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados, no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo das arquibancadas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu.

O Museu do Futebol conta com um núcleo de Ação Educativo-Cultural que tem por objetivo promover visitas, debates, palestras, programas e materiais didáticos e lúdicos que proporcionem uma mediação entre o público visitante e os conteúdos apresentados nas exposições.

Orçado em R$ 32,5 milhões, o Museu é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com a parceria da Fundação Roberto Marinho, que captou recursos com a iniciativa privada, pela Lei Rouanet. É administrado por uma Organização Social criada exclusivamente para a gestão do espaço, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura.

Mais informações

Museu do Futebol
Pça Charles Miller, s/nº, Estádio Paulo Machado de Carvalho- Pacaembu
Fone: (11) 3663-3848
Site: www.museudofutebol.org.br
Funcionamento: de Terça a Domingo*, das 10 às 18h . Bilheteria e entrada até às 17hs.
*Datas e horários de abertura sujeitos a alterações conforme calendário de jogos do Estádio do Pacaembu.
Preço dos ingressos: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinhas, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal). Grátis às quintas-feiras