Inauguração do Bom Prato Dia e Noite, em São Bernardo do Campo

São Paulo, 15 de janeiro de 2019.

ter, 15/01/2019 - 18h53 | Do Portal do Governo

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Pessoal, muito obrigado à presença de vocês, eu não tinha agradecido ainda, grato por estarem aqui. Hoje nós temos o privilégio de estarmos inaugurando o primeiro Bom Prato Dia e Noite, oficial, permanente, aqui em São Bernardo do Campo, nesse modelo, nesse padrão que vocês vão conhecer daqui a pouco e que vai operar atendendo mais de 44 mil pessoas todos os meses aqui em São Bernardo, mais de meio milhão de pessoas por ano sendo beneficiadas. Autorizei também o início dos estudos para a implantação do segundo Bom Prato, faremos isso com a serenidade e o equilíbrio fiscal, tanto do município quanto do estado, entendendo que o programa do Bom Prato é uma das grandes bandeiras do Governo do Estado de São Paulo, iniciado anos atrás e que vem implementando uma parte substancial da política social no estado. Então, estamos muito felizes com essa inauguração e também com a assinatura da intenção do protocolo de intenção para a implementação nos próximos quatro meses do COE, que esperamos em junho estarmos aqui para inaugurar. Esse será também o primeiro centro de operações integradas do estado e município, para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e a Guarda Civil Metropolitana aqui de São Bernardo do Campo. Como nós temos o almoço, nós vamos considerar a possibilidade de cinco perguntas. Fiquem à vontade quem quiser fazer.

REPÓRTER: Governador, o AME, o AME [ininteligível].

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vamos anunciar isso brevemente. A parte de saúde será feita em outro dia.

REPÓRTER: O cronograma ali de cerimônia tá que haveria autorização de um AME. Isso está previsto–

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós vamos ter um outro evento aqui para falar de saúde.

REPÓRTER: Hoje–

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Não, hoje não. Vamos ter um outro evento que só vai falar de saúde.

REPÓRTER: Simbólico [ininteligível] em São Bernardo, governador, mais uma vez.

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Simbólico sim, objetivamente sim. Na terra onde nasceu o petismo com o Lula, agora nós temos um governo liberal que trabalha pelo povo, trabalha com o povo e trabalha em sintonia com a população. Aqui não tem mais espaço para fazer populismo, para fazer assistencialismo e nem propostas sindicais que atendam interesses de poucos em detrimento de muitos. Então sim, estarei sempre presente aqui em São Bernardo para dar uma demonstração clara, além de apoiar o prefeito Orlando Morando, além de apoiar uma população expressiva que reside aqui, e apoiar iniciativas que atendem a todos, os que votaram em nós e os que não votaram em nós. Mas, simbolicamente, deixar muito claro que agora esse é um espaço livre, São Bernardo não é mais do petismo, aliás, já faz tempo, São Bernardo é dos cidadãos de São Bernardo, sejam eles nascidos aqui ou não.

REPÓRTER: Governador, ano passado o governo Márcio França reduziu significativamente o orçamento para esse ano para as obras da Linha 18. Houve uma emenda para aumentar esse montante, mas foi rejeitada. Como é que o senhor pretende lidar? Há uma possibilidade desse valor? Era R$ 40,00 o que foram previsto. Há possibilidade desse valor aumentar? Como é que o senhor vê a questão da Linha 18?

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O valor não era esse, mas isso também não importa. Nós estamos estudando esse assunto com duas secretarias, a Secretaria de Transporte Metropolitano, a Secretaria de Transporte e Logística, aliás, três, e a Secretaria da Fazenda com o Henrique Meirelles. E, obviamente, também com a autoridade municipal que é Orlando Morando. O que eu posso dizer é que essa Linha 18 ela será implementada, estamos estudando qual o melhor formato, mas obra parada não vai existir ao longo do nosso governo.

REPÓRTER: Há uma necessidade de mudar a peça orçamentária para isso?

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Claro. O próprio projeto pode mudar por uma viabilização com recursos privados. Também quero deixar claro, não haverá dinheiro público para transporte coletivo, todas as nossas ações serão feitas através de PPP, parcerias público-privadas. Nós estamos estudando qual a melhor destas alternativas. Mas há alternativa, nós já estamos cientes de que há e oportunamente nós vamos anunciar.

REPÓRTER: Governador, durante a campanha–

REPÓRTER: A sua equipe chegou a divulgar que em seis meses a Linha 18 seria iniciada. Esse prazo dá para ser mantido?

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vamos ver, vamos ver. Nós estamos acelerando esse processo, lembrem, hoje é o décimo quinto dia, nem décimo quinto, na verdade, décimo quarto dia de governo, então nós estamos agindo, evidentemente, com cuidado, com responsabilidade. Que o projeto vai pra frente, vai, isso é compromisso nosso. Primeiro, o compromisso de todas as obras paradas, São Paulo tem 175 obras paradas, inclusive, uma importante como essa, a Linha Bronze, a Linha 18. Todas elas serão ativadas ao longo, evidentemente, do nosso mandato.

REPÓRTER: Sobre a Delegacia da Mulher, governador, o veto–

REPÓRTER: [ininteligível] aqui em São Bernardo. Qual que é o plano de expansão para outros municípios?

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Já estamos conversando com alguns prefeitos que da mesma maneira que o prefeito Orlando Morando, mostraram disposição de cooperar, oferecendo, por exemplo, espaço físico para a implantação do COE. Isso ajuda muito, economiza tempo e economiza dinheiro. E aqui também será feito com o apoio do setor privado que está sendo mobilizado. Setor, por exemplo, de construção civil, materiais de construção e acabamentos e até de imobiliário para ajudar. Todos fazendo, faz-se melhor e faz mais rapidamente também. Então outras iniciativas já começaram a surgir de outros prefeitos nos procurando com esse mesmo objetivo. Se Santo André, se Diadema, se São Caetano tiverem a mesma iniciativa do prefeito de São Bernardo, não há razão de não estudar. Aqui vai ter um efeito regionalizado, porque nós vamos ter também um Baep aqui, o Batalhão Especial da Polícia Militar. Não é razoável você ter um curto espaço físico geograficamente, dois Baeps, há uma sobreposição, mas o COE pode existir independentemente do Baep, ele pode funcionar independentemente do batalhão. O COE orienta no comando e o batalhão que estiver implantado ajuda a região como um todo. Mais duas perguntas.

REPÓRTER: As Delegacias da Mulher [ininteligível] discutido há muito tempo aqui no ABC.

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: É, discutido e não implementado. Eu sou a favor de discutir e implementar. Vamos para a última pergunta.

REPÓRTER: Sobre as Delegacias da Mulher, por que é que o senhor vetou? Ainda há um novo plano com relação a isso?

JOÃO DORIA JUNIOR, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O projeto dessa deputada petista não levava em conta o orçamento. Nós não vamos ser subjugados por um projeto que é inadequado, que cabe ao Executivo a determinação do funcionamento de delegacias. Não cabe ao projeto legislativo. Ele foi acertadamente vetado. E numa iniciativa equivocada de uma deputada do PT, com intenção de ganhar brilho e ganhar a penetração junto as mulheres de uma maneira inadequada. Nós temos que primeiro contratar delegadas mulheres e escrivãs mulheres. O nosso compromisso é que as Delegacias da Mulher tenham mulheres atendendo. Não faz o menor sentido que uma mulher sob constrangimento de violência, sob constrangimento moral, constrangimento físico ou agressão chegue na delegacia e tenha um delegado para atender e ouvir a sua história. Ou um escrivão para fazer o Boletim de Ocorrência. Então nós já orientamos a Secretaria de Segurança Pública, o delegado-geral, para implementar os programas de contratação observado já o concurso existente e se necessário fazer um novo concurso para termos delegadas mulheres, escrivãs mulheres. Outro aspecto também, as delegacias precisam estar fisicamente em boas condições de atendimento a população, e equipadas tecnologicamente para isso também. O nosso compromisso será cumprido, ao longo do nosso mandato todas as Delegacias da Mulher, inclusive as novas que implantaremos funcionarão dia e noite, 24 horas por dia, mas faremos isso de maneira responsável, não de forma política, não oferecendo uma informação que não é verdadeira para a população de São Paulo. Obrigado, pessoal.