“Oportunidade me dá a certeza de que estou na profissão certa”, diz professora auxiliar

Docente comemora a chance proporcionada pelo Programa

qui, 21/06/2007 - 12h44 | Do Portal do Governo

Lá se vão oito anos desde os tempos em que Severina Maria da Silva, 20 anos, reunia os irmãos no quintal de casa para vivenciar um papel que,  mesmo de brincadeira – já dava pistas da profissão que iria escolher:  professora.  Atuando como professora auxiliar do Bolsa Alfabetização na Escola Estadual Ênio Voss,  zona sul da Capital,  ela comemora a chance proporcionada pelo Programa. “Estou aprendendo muito. É maravilhoso viver uma experiência que,  além de muito forte, enriquece meu olhar para atuar como professora no futuro”, explica. 

A aluna do segundo ano de Pedagogia da Faculdade Singularidades revela ainda que a ajuda financeira,  contrapartida oferecida como recompensa pelo trabalho em sala de aula, veio em boa hora. “Tenho gastos no decorrer do curso.  Se eu não tivesse a chance de atuar como professora-auxiliar,  talvez não tivesse condições de concluir o curso. É uma ajuda e tanto”, lembra. 

Responsável por acolher Severina em seu futuro ambiente de trabalho, a professora titular Tatiana Anselmo Kim,  de 28 anos,  na profissão desde 96, acredita que toda ajuda é bem vinda. “Penso que o auxílio da segunda professora será bastante significativo para as crianças, principalmente porque muitas têm dificuldades e necessitam de uma atenção maior. E, assim como Severina,  outras estudantes poderão ver de perto o dia-a-dia,  os obstáculos e desafios em sala de aula”,   analisa.   

Enquanto aprende,  a professora auxiliar vai ajudar,  e muito,  na prática do ensino. “Enquanto eu passo alguma atividade para os alunos, os que ainda estão em processo de alfabetização precisam de uma atenção maior. Aí entra o trabalho da professora auxiliar – que atende a estes alunos orientada por mim – para que todos consigam realizar e assimilar a atividade proposta”,  esclarece. 

Acompanhando de perto o processo de acolhimento da estudante de Pedagogia,  a coordenadora pedagógica da Ênio Voss, Dineia Millas,  também aposta no sucesso do Programa Bolsa Alfabetização. “Todos saem ganhando. No caso da auxiliar, ela tem a prática e toda a atenção da professora titular.  Trata-se de um trabalho conjunto, e que precisa transcorrer em perfeita sintonia. Antes nós não tínhamos o aluno de Pedagogia com essa possibilidade de atuar na prática. Agora isso existe”, diz Dineia. 

Se depender de Severina,  a chance de atuar como professora-auxiliar valerá para toda a vida. “Quando eu estiver sozinha em sala de aula,  com meus alunos, vou me lembrar de quando eu fui auxiliar de uma professora formada. Já deu para perceber que é preciso aprender a lidar com a realidade de cada estudante.”