Palácio do Horto apresenta exposição “Arte francesa na História dos Palácios”

Aproveite o feriado e programe-se! A entrada é gratuita

sex, 04/09/2009 - 17h03 | Do Portal do Governo

Neste feriado prolongado da Independência o Acervo dos Palácios do governo do Estado de São Paulo apresenta no Palácio do Horto, zona norte da capital, a mostra “ARTE FRANCESA NA HISTÓRIA DOS PALÁCIOS”. Na segunda-feira – Sete de Setembro, o Palácio estará aberto ao público.

Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos, que foi sede do governo paulista de 1912 a 1964, tendo sido transferidas nos anos de 1960 para o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

A Curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho destaca algumas peças de mobiliário em madeira expostas como as com pátina dourada, produzidas nos séculos XIX e XX, em estilo de época, característico dos períodos da corte de Luis XV (1715-1774) e Luis XVI (1774-1792). “A variedade de tipos de móveis segue, no Brasil, em alguns casos, a mesma denominação francesa, como, por exemplo, os canapés, bureaus, consoles, bergers e outros”, explica a Curadora.

Distante do centro da capital paulista 11 quilômetros, no Parque Estadual da Cantareira, uma edificação construída na década de 30 foi escolhida para ser o Palácio de Verão do Governo de São Paulo.
Planejada inicialmente para ser a residência do administrador do então Serviço Florestal, a partir de 1949, passou a ser a residência de verão dos governadores paulistas, por causa do clima ameno e de sua fauna e flora diversificadas.

Serviço

Palácio do Horto
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal. – São Paulo – SP.
Horários de Visitas
Neste Sete de Setembro aberto das 9h às 15h.
de 4ª a domingo das 9h às 15h (de hora em hora); atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br
Telefone: (11) 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Entrada franca