Travessias paulistas: nosso desafio

Ao encontrar um sistema com embarcações envelhecido e uma manutenção lenta, fomos em busca de soluções para reduzir o impacto negativo aos usuários

João Octaviano Machado Neto
Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

sex, 22/02/2019 - 14h30 | Do Portal do Governo

Há pouco menos de dois meses, assumimos a Secretaria Estadual de Logística e Transportes com uma missão clara e objetiva, dada pelo governador João Doria: melhorar e solucionar os problemas das travessias litorâneas em nosso litoral.

Não procuramos por desculpas, mas buscamos encarar a realidade da melhor maneira possível com o objetivo de prestar um serviço de qualidade. Ao encontrar um sistema com embarcações envelhecido e uma manutenção lenta, fomos em busca de soluções para reduzir o impacto negativo aos usuários. Nosso foco inicial foi atuar fortemente no serviço de manutenção e garantir com isso resoluções mais rápidas na operação. Também concluímos o processo de compra de 30 novos motores para as embarcações – equipamentos que começam a chegar a partir de abril.

Muito ainda será preciso fazer para que os usuários das balsas litorâneas possam contar com um serviço mais ágil e eficaz, com embarcações novas e ampliadas, mas estamos dando os primeiros passos e empenhados para alcançar esses objetivos. Já iniciamos estudos para definir um cronograma sobre a concessão de todo o serviço de travessia de balsas hoje administrado pela DERSA à iniciativa privada. Com isso, queremos em poucos meses apresentar a modelagem dessa licitação para que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020.

Para o Carnaval, quase 150 mil veículos, 36 mil ciclistas e 1.600 pedestres são esperados apenas na Travessia Santos/Guarujá. Para atender essa demanda, vamos colocar em operação uma sexta balsa e dar início à manutenção noturna, para que o serviço possa ser realizado 24 horas por dia. Antes esse trabalho era feito apenas em horário comercial, o que atrapalhava a operação diária. No litoral sul, as travessias Cananeia/Ilha Comprida e Iguape/Jureia ganharão uma balsa a mais, cada.

Igualmente inédito, prova de nossa transparência, um aplicativo 100% desenvolvido pela DERSA – sem custo, portanto, aos cofres públicos – será lançado ao usuário para que este tenha, 100% de forma gratuita, informações em tempo real sobre as filas nas balsas das 8 travessias paulistas administradas pelo Estado.

Também é preciso destacar que, pela primeira vez, a travessia da DERSA irá contar com operadores de trânsito, que irão trabalhar em conjunto com o órgão municipal desta área, para ordenar as filas e evitar invasões. Além disso, serão instalados Painéis de Mensagens Variáveis (PMV´s) que irão transmitir mensagens atualizadas aos usuários. Eles estarão em pontos estratégicos do viário municipal, possibilitando que os motoristas evitem horários de pico, programem a viagem e, eventualmente, possam buscar rotas alternativas para seus destinos.

Rudolph Guiliani, ex-prefeito de Nova York, nos ensinou que, para liderar, é preciso ser otimista. Isso não quer dizer não enxergar a realidade e se afastar dos problemas, mas adotar uma postura de encarar os problemas de frente, enxergar as adversidades e apontar soluções para superá-los. Essa será a postura de nossa gestão. Com transparência citada, vamos buscar medidas que melhorem a qualidade de cada serviço oferecido à população por nossa Secretaria.