Primeiros resultados do Nossa Casa

Queríamos encontrar soluções especialmente para as famílias de mais baixa renda, que se encontram em situação de vulnerabilidade social

Flavio Amary
Secretário da Habitação do Estado de São Paulo

qua, 30/10/2019 - 10h04 | Do Portal do Governo

Passados cerca de 30 dias do lançamento pelo Governador João Doria do programa Nossa Casa, que em sua primeira fase vai construir cerca de 27 mil moradias no Estado de São Paulo, estamos otimistas e entusiasmados. Neste primeiro mês, já contabilizamos em nosso site www.nossacasa.sp.gov.br a adesão de mais de 80 municípios, a manifestação de intenção de participar de uma centena de empresas e o registro do interesse por parte de mais de duas mil famílias que aguardam o anúncio de empreendimentos em suas cidades.

Quando, no início deste ano, recebi do Governador João Doria a determinação de buscar rapidamente soluções inovadoras para impulsionar e ampliar nossa frente de combate ao déficit habitacional no Estado de São Paulo, iniciamos estudos para definir o caminho que pudesse multiplicar nossa capacidade de ação.

Precisávamos aumentar nossa força, dar agilidade aos nossos esforços e potencializar nossos recursos para enfrentar, com maior eficácia, os problemas da falta de moradia dos brasileiros que vivem em São Paulo. Queríamos encontrar soluções especialmente para as famílias de mais baixa renda, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O Governador Doria nos proporcionou a retaguarda essencial para que pudéssemos nos lançar com muita energia em busca dos objetivos por ele traçados para esse programa. Ciente da magnitude do problema e de sua relevância para a população, o Governo do Estado destinou recursos de R$ 1 bilhão para o programa para construir 60 mil novas moradias em quatro anos.

Para desenharmos esse programa, recorremos ainda à experiência do nosso vice-governador Rodrigo Garcia, com uma passagem muito exitosa na Secretaria de Habitação, quando implantou com grande sucesso no Estado de São Paulo, programas de Parcerias Público-Privadas, que são as bases do Nossa Casa.

O governo estadual concede subsídios de até R$ 40 mil para as famílias mais carentes que vão participar das três modalidades do Nossa Casa e elas podem ainda recorrer ao apoio financeiro do governo federal e usar o FGTS para abater do total a ser financiado. Na modalidade Nossa Casa-Preço Social, além dos subsídios, as famílias terão ainda preços muito reduzidos em relação aos valores de mercado.

Essa arquitetura de um programa que une Estado, a iniciativa privada e os municípios, nos traz muito esperança. Estamos certos de que com ela vamos poder enfrentar com muito mais velocidade e eficácia os desafios da falta de moradia em nosso Estado.