Poupatempo é orgulho para São Paulo

Nova geração é mais exigente e por isso é preciso buscar sempre novas tecnologias de atendimento

Ernesto Mascellani Neto
Superintendente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo)

dom, 01/12/2019 - 9h00 | Do Portal do Governo

Poucas marcas no mundo conseguem manter um índice de avaliação positiva que beira a unanimidade, como o Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo. O programa tem quase 100% de ótimo e bom (98,8%), segundo pesquisa anual de satisfação divulgada na semana passada.

O maior desafio, hoje, é responder à altura o nível de exigência dos jovens que já nasceram na era Poupatempo. A nova geração é mais exigente, e por isso é preciso buscar sempre novas tecnologias de atendimento.

Diferente de outros órgãos, ele já nasceu com o DNA em serviços, com o objetivo claro de facilitar a vida da população e de prestar um excelente atendimento a todos. A novidade foi reunir em um mesmo espaço todos os serviços públicos e com isso acabar com a peregrinação das pessoas por diferentes esferas do governo, na hora de tirar documentos, esbarrando em desinformação e burocracia.

Desde o início, a gestão ficou à cargo da Prodesp, empresa de tecnologia da informação do governo de São Paulo que tem a missão de “contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções técnicas inovadoras”.

O atendimento com hora marcada é um dos exemplos de melhoria para garantir conforto a todos e eficiência do uso dos recursos públicos. Aplicativos, serviços eletrônicos que podem ser resolvidos pela internet ou telefone e totens de autoatendimento – dentro e fora dos postos – também exemplos de tecnologias que facilitam a vida dos usuários.

O atendente virtual Poupinha, em pouco mais de dois anos (desde dezembro de 2016) já trocou mais de 200 milhões de mensagens com internautas. Além disso, o robozinho já fez mais de 9 milhões de agendamentos.

Outras inovações e expansões estão a caminho, dentro do compromisso do governo de ampliar o acesso da população aos serviços do Poupatempo, além de adotar o “padrão Poupatempo” de atendimento para toda a administração pública.

Para a tarefa de atender o nível de exigência cada vez maior da população, o programa conta com o seu maior trunfo: profissionais capacitados e constantemente treinados para atender sempre de forma eficiente e cordial. São eles que garantem a satisfação do cidadão com a qualidade dos serviços prestados.

Prova disso é que os usuários entrevistados na pesquisa de avaliação elogiam principalmente o bom atendimento e o respeito, o que reflete o princípio básico de atender com eficiência e cordialidade a todos, sem distinção. Para a Prodesp, a população vem sempre em primeiro lugar, e é pensando nele que buscamos inovar todos os dias.

Isso explica porque, passados 22 anos desde a sua criação, o Poupatempo é considerado “um orgulho para São Paulo” para 99,5% dos usuários. O foco é e sempre será o cidadão.