O fim da era do papel

Programa de digitalização de documentos é um marco na história do Governo paulista

André Arruda
Presidente da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo)

ter, 24/09/2019 - 10h00 | Do Portal do Governo

Iniciamos esta gestão com a missão de inovar o modelo de administração pública. Com trabalho, dedicação e responsabilidade, o grande desafio é a desburocratização interna, gerenciamento de recursos e a redução de gastos para tornar a máquina cada vez mais enxuta.

Numa era em que a tecnologia está 100% presente, o poder público, em qualquer esfera de Governo, tem o dever de se modernizar e seguir em movimento para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos.

Tornar o Estado de São Paulo totalmente digital exige coragem para mudar velhas práticas dentro da administração. Algumas delas, inclusive, além de enraizadas e onerosas, há muito tempo já se mostravam ultrapassadas.

Para colocar fim ao desperdício público e custos desnecessários, a Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, recebeu a missão da Secretaria de Governo e desenvolveu o programa SP Sem Papel, instituído pelo Decreto 64.355. O objetivo principal é eliminar gradualmente o uso de papel em todos os órgãos, tornando a administração mais ágil e eficiente.

Os números impressionam. Segundo dados do Arquivo Público, por ano, quase três toneladas de documentos impressos são descartados pelas repartições públicas. Com o SP Sem Papel, o Estado projeta economizar cerca de 75% com impressões e compra de folhas sulfite.

Na Prodesp, por exemplo, em cinco anos, deixaremos de gastar mais de R$ 3 milhões, fora o gasto indireto com transporte para levar os processos para outros órgãos, os custos com Correios e armazenamento físico dos documentos. Com a instituição do sistema digital, além de melhorar a gestão, ganharemos em sustentabilidade.

Seguro e confiável, o novo programa permite a adoção de processos digitais tanto nos trâmites internos do Estado quanto na relação com municípios e a população.

Levar o SP Sem Papel ainda este ano para todas as Secretarias do Governo de São Paulo é nosso compromisso.

O processo de transição das pilhas de papéis da administração direta para o modelo digital será feita em etapas. As primeiras secretarias contempladas foram as de Governo, Fazenda e Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Casa Civil, Relações Institucionais, além da própria Prodesp. Neste mês de setembro, o programa incorporou também as secretarias dos Transportes Metropolitanos, de Agricultura e Abastecimento, além da Casa Militar, Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Estado. Até o final de 2019 o programa estará implantado em todas as Secretarias e no encerrar de 2020 na administração indireta.

Há 50 anos a Prodesp tem sido responsável por grande parte das inovações tecnológicas do Estado. O maior exemplo de eficiência e satisfação é o Poupatempo, gerido pela companhia desde a sua criação, em 1997, com quase 100% de aprovação nas pesquisas com usuários.

O SP Sem Papel sem dúvida representa um marco na história do Governo de São Paulo. A premissa é a boa gestão, agilidade, eficiência, bom uso do recurso público e transparência.