A força da CDHU

Desde sua fundação em 1949, a Companhia já construiu e entregou mais de 530 mil unidades habitacionais em todo o Estado de São Paulo

Flavio Amary
Secretário da Habitação do Estado de São Paulo

sáb, 30/11/2019 - 18h55 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, foi reconhecida como a quarta melhor empresa do Brasil no setor de construção civil pela Revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral. Elas elegem as melhores empresas do país em 27 setores de economia e em seis categorias: desempenho financeiro, governança corporativa, inovação, pessoas, sustentabilidade e visão de futuro.

A CDHU conquistou ainda a expressiva segunda colocação em Desempenho Financeiro e Sustentabilidade e obteve boas colocações em outras categorias. Ficou em sétimo lugar em “Visão de Futuro”, mesma posição em “Inovação”, 11º em “Governança Corporativa” e em 12º na categoria “Pessoas”.

Desde sua fundação em 1949, a Companhia já construiu e entregou mais de 530 mil unidades habitacionais em todo o Estado de São Paulo, onde moram mais de 2 milhões de pessoas. Atualmente, possui uma carteira de mutuários com 314 mil contratos ativos. É também a empresa brasileira que mais atende o público com renda familiar de um a três salários mínimos, com cerca de 70% dos mutuários nesta faixa.

A premiação é, portanto, o reconhecimento público do papel da Companhia como promotora de moradia popular no Brasil e de sua relevância na solidificação das políticas habitacionais ao longo dos diversos governos. A CDHU tornou-se uma empresa pública madura, que busca constante inovação nos projetos habitacionais e aprimoramento de seus serviços.

Apesar da crise econômica e fiscal do país, que tem afetado os orçamentos dos estados e municípios, a CDHU tem buscado adequar-se aos desafios do momento, explorando novos modelos de negócio, redefinindo suas estratégias de atuação e procurando outras fontes de recursos.

No mês de setembro, por exemplo, o governador João Doria lançou o Programa Nossa Casa que vai ampliar a oferta de moradia em todo o estado de São Paulo, por meio da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada.

O Nossa Casa-CDHU é uma das três modalidades do novo programa e este mês abriu o credenciamento de empresas para a construção das primeiras moradias, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Serão 7-278 unidades habitacionais nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Criatividade, inovação e parceria com a iniciativa privada são algumas das diretrizes que norteiam a nova gestão do Governo de São Paulo e que foram integralmente incorporadas no trabalho da Secretaria da Habitação e da CDHU.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente também estão inseridas na política habitacional do Estado, aliadas à redução dos custos de consumo e manutenção para os mutuários. O sistema de energia fotovoltaica está sendo incorporado nos novos empreendimentos. Há ainda protótipos de conjuntos com aproveitamento de água das chuvas, a implantação de jardins drenantes nos empreendimentos e outras soluções inovadoras.

A CDHU, por meio do trabalho de colaboradores comprometidos, tem ajudado na redução do déficit habitacional e na geração de postos de trabalho, aumentando os empregos diretos e indiretos, e movimentando a economia. Sua missão é construir lares, mas ela dá sua contribuição para uma sociedade com mais justiça e igualdade social.