10 minutos contra a dengue

Pedimos que cada cidadão faça uma pequena mudança na sua rotina, que significa muito para a saúde pública

José Henrique Germann Ferreira
Secretário de Saúde do Estado de São Paulo

ter, 03/12/2019 - 10h14 | Do Portal do Governo

Estamos próximos do verão e do período de chuvas e, com isso, tornam-se mais favoráveis as condições para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses importantes como dengue, zika vírus e chikungunya.

Desde o início deste ano, circula em SP o vírus tipo 2 da dengue, que há algum tempo não estava presente no Estado. A ocorrência preocupa, pois muitas pessoas nunca tiveram contato com o vírus, estando assim mais suscetíveis à infecção e a quadros mais graves da doença.

Um levantamento inédito dos nossos técnicos detectou que em cada imóvel de São Paulo existem, em média, 2,5 criadouros de Aedes. Cerca de 80% dos focos estão presentes em ambientes domésticos. Em geral, são pequenos recipientes como pratos de vasos de plantas, latas, garrafas plásticas, pneus e outros objetos esquecidos nos quintais, a céu aberto.

Preocupada com isso, a Secretaria de Estado da Saúde tem articulado com os municípios uma grande mobilização que envolva toda a população. Durante toda esta semana, teremos ações especiais com o objetivo de estimular a participação de todos na eliminação permanente de recipientes que possam favorecer a proliferação do mosquito.

Pedimos que cada cidadão faça uma pequena mudança na sua rotina, que significa muito para a saúde pública: reservar 10 minutos semanais para fazer uma varredura em suas residências, retirando dos quintais objetos que possam acumular água, cuidando e mantendo o lixo em sacos fechados e locais cobertos, eliminando pratos de vasos de plantas ou usando pratinhos que sejam bem ajustados ao vaso, verificando se a caixa d’água está bem fechada e descartando pneus em postos de coletas das suas cidades.

Estas medidas unem forças com as ações do poder público estadual, que tem tratado o assunto como política de Estado, reunindo as pastas do Governo para ações coordenadas, previstas no Programa Estadual de Controle de Arboviroses.

Na última semana, por exemplo, fizemos uma força-tarefa em parceria com a Secretaria de Educação, engajando e conscientizando estudantes na eliminação de possíveis criadouros. Outras iniciativas estão previstas para as próximas semanas em parques, rodovias e prédios públicos.

Serão horas e horas de trabalho dedicados à essa missão. Seus dez minutos semanais farão toda diferença. Contamos e agradecemos por seu apoio nessa iniciativa de prevenção.