Ações de Governo

Transportes Metropolitanos

Apresentação

Investimento recorde na ampliação do Metrô, CPTM e corredores de ônibus

Mais metrô, trens e corredores de ônibus. Esta é a prioridade do Governo do Estado de São Paulo. O investimento da Secretaria de Transportes Metropolitanos será distribuído para o Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e na EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos). A contrapartida do Governo do Estado é de R$ 30 bilhões, e o restante será obtido por meio de Parcerias Público Privadas.

Diminuir o tempo de espera no transporte público do Estado é outra meta, tanto no Metrô quanto na CPTM, o que amplia a capacidade de transporte de passageiros do sistema.

Mais Metrô

Expansão e conforto para o usuário

Para oferecer transporte rápido e de qualidade aos milhões de passageiros que todos os dias utilizam os trens do Metrô, o Governo trabalha para ampliar cada vez mais as linhas e composições à disposição dos usuários.

A expansão do Metrô prevê o início das obras das linhas 6-Laranja, 15-Prata e 18 Metrô Leve ABC (Monotrilho), além de novas estações na Linha 4-Amarela, na Linha 5-Lilás e na Linha 2-Verde.

Novas Linhas e ampliação da malha

Linha 4 - Amarela:

Essa linha ligará o bairro da Luz ao bairro de Vila Sônia, na Zona Oeste, passando pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. 

Há integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha nas estações Luz, Paulista, e República, respectivamente.

Linha 6-Laranja:

Ligará Vila Brasilândia a São Joaquim. Conhecido como a "linha das universidades", o novo trecho atenderá os bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré e Bela Vista e beneficiará grandes centros educacionais, como a Unip (Universidade Paulista), PUC (Pontifícia Universidade Católica), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Mackenzie e FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas).

Linha 15-Prata

Construída em trecho de monotrilho, ligará Ipiranga a Cidade Tiradentes, passando pela Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

Linha 17- Ouro (Jabaquara-Congonhas-Morumbi)

Trata-se da ligação do aeroporto de Congonhas à rede metro-ferroviária, por meio do sistema monotrilho.  Haverá conexões com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) e 5-Lilás (Estação Água Espraiada), bem como à Linha 9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi). 

Metrô chega ao Grande ABC

Linha 18 Bronze (Monotrilho)

Trata-se da primeira rede metroviária intermunicipal, integrando a Região Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo (ABC) com a rede de Metrô.

Redução do intervalo entre os trens

Está sendo implantado nas linhas do Metrô o CBTC (Communication-based Train Control). Trata-se do sistema mais moderno no mundo no setor de controle de tráfego de trens que permite o controle da distância, velocidade e quantidade de freios a serem aplicados a cada composição para que se obtenha o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo. 

CPTM

Milhões de passageiros por dia

Imagem destaque
Imagem destaque

Uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo, a malha ferroviária da CPTM transporta milhões de passageiros. Firme no propósito de oferecer um transporte ferroviário cada vez mais rápido, moderno e seguro - a exemplo do Metrô.

A CPTM vem apliando o número de novos trens. Com isso, será possível reduzir os intervalos nas seis linhas.

EMTU

Novos corredores de ônibus

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP projeta para os próximos quatro anos cnovos corredores de ônibus. Além disso, está prevista a construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista.

O Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi) atenderá principalmente a população de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, na ligação deste município à capital paulista por meio de sistema estruturado de transporte. 

O Corredor Metropolitano Itapevi - São Paulo (Butantã) terá seu ponto inicial no Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e seguirá até a Estação Butantã do Metrô (Linha 4 - Amarela), na capital paulista. Abrange os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (região Oeste).

O trecho prioritário entre Itapevi e Jandira, integrado com as Estações da CPTM, conta com o Terminal Itapevi, uma Estação de Transferência (Jandira), novo viário com duas faixas por sentido, viaduto, passarela sobre a via férrea, calçadas e ciclovia.

Veículo Leve Sobre Trilhos na Baixada Santista

O Governo de São Paulo e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) assinaram um convênio de cooperação técnica para a implantação de uma linha de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) entre São Vicente e Santos, no litoral Sul do estado.

O VLT ligará a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, aoa porto de Santos, e terá uma extensão até o Valongo. O projeto do sistema prevê ainda a integração do transporte de média capacidade nas linhas troncais, onde funcionará o metrô leve, com os veículos sobre pneus, que circularão nas linhas alimentadoras e complementares.

Mais informações

Secretaria Estadual dos

Transportes Metropolitanos

www.stm.sp.gov.br

Rua Boa Vista, 175 - Bloco A - do 10º ao 15º andar - CEP 01014-001 São Paulo - SP

0800 7240 555