Ações de Governo

Saneamento e Recursos Hidrícos

Apresentação

Água, esgoto tratado e combate às enchentes

O Governo age em várias frentes para garantir que todos os paulistas tenham acesso à água e esgoto tratados. É uma questão de saúde pública, além de um direito de todos. Por todo o Estado, o Programa Se Liga na Rede vai permitir que famílias de baixa renda sejam ligadas à rede da Sabesp gratuitamente.

Solucionar o problema das enchentes no Estado tem um nome: antecipação. Assim, seguem em ritmo frenético as obras de desassoreamento dos rios Tietê, Pinheiros e de córregos da Região Metropolitana de São Paulo a fim de garantir melhor o escoamento das chuvas, minimizando o problema.

Além da limpeza e conservação, o Governo se preocupa em resgatar e devolver à população um novo Tietê, limpo e despoluído.

Combate às enchentes

Desassoreamento de rios e afluentes

O trabalho de limpeza dos rios e córregos não para. Todos os dias são retiradas toneladas de lixo do rio Tietê. O trabalho de desassoreamento tem como objetivo aumentar a capacidade de vazão dos rios, reduzindo o risco de inundações nas avenidas Marginais e nos bairros adjacentes. São máquinas trabalhando 24 horas por dia, seis dias por semana. O transporte é realizado por mais de máquinas, dentre elas barcaças, caminhões e escavadeiras.

Piscinões

As obras de desassoreamento são imprescindíveis na contenção e prevenção de enchentes, mas ao mesmo tempo o governo está trabalhando em obras definitivas, estruturantes, com o objetivo de solucionar o problema a médio e longo prazo. Os piscinões são responsáveis por aumentar a capacidade de armazenamento.

Governo assume limpeza dos reservatórios

Para ajudar os municípios com dificuldades na manutenção de seus piscinões, o DAEE iniciou a limpeza dos reservatórios. O objetivo é manter a capacidade de acumulação dos reservatórios, contribuindo para minimizar o risco de inundações e garantir as condições operacionais do sistema. Toda a Região Metropolitana de São Paulo será beneficiada.

Investimento em Saneamento

Ações melhoram condições ambientais e a saúde pública

A Sabesp é responsável por um dos maiores programas de saneamento ambiental do Brasil, que visa coletar e tratar os esgotos da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando as condições ambientais e de saúde pública.

Se Liga na Rede

800 mil pessoas serão beneficiadas com a inclusão na rede de esgoto

O Programa Se Liga na Rede é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e da Sabesp para custear as obras de conexão à rede de esgoto das famílias de baixa. Uma vez conectadas à rede de esgoto, as residências deixam de lançar esgoto doméstico in natura nos corpos d’água da cidade. Este incentivo do Governo de São Paulo e da Sabesp irá aumentar, dessa forma, a eficiência dos programas de saneamento executados no Estado e ajudar a despoluir rios e córregos, inclusive o Tietê.

Programa auxilia na despoluição dos rios e córregos

Com o Se Liga na Rede, as famílias com renda familiar de até três salários mínimos terão a obra para instalar a ligação paga pelo Governo do Estado e pela Sabesp. A medida será adotada nos imóveis que já tenham a rede coletora instalada na rua.

Programa Água Limpa

Parceria entre governo e municípios

O Água Limpa é um programa criado para ajudar na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida e saúde da população do Estado, atendendo municípios com até 50 mil habitantes.

O Governo do Estado oferece, por meio da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, os recursos financeiros para construir estações de tratamento de esgotos e implantar emissários e estações elevatórias, contratar execução das obras ou prestar, através das várias unidades do DAEE, a orientação e o acompanhamento técnico necessários. O município cede a área onde serão construídos os sistemas para tratamento dos esgotos, desenvolve os projetos executivos e providencia as licenças ambientais.

Parque Várzeas do Tietê

Parque beneficiará população da zona leste e de toda a RMSP

O maior parque linear do mundo ficará distribuído ao longo do Rio Tietê, unindo os parques Ecológico do Tietê (na Penha) e o Nascentes do Tietê (em Salesópolis). O Várzeas do Tietê beneficiará pessoas da Zona Leste da capital e indiretamente toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Também levará mais qualidade de vida a Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

O parque é resultado de uma parceria do Governo com o Departamento de Águas e Esgoto – DAEE e com as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Mais informações

Secretaria Estadual do

Saneamento e Recursos Hídricos

www.saneamento.sp.gov.br

R. Bela Cintra, 847 - 10º andar CEP 01415-000 São Paulo - SP

(0xx11) 3218-5500