Ações de Governo

Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Apresentação

Inovação e desenvolvimento

O Governo do Estado de São Paulo se preocupa com a geração de emprego e com a qualificação de mão-de-obra. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia promove ações para o crescimento econômico sustentável, o aprimoramento dos ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica e o estímulo à inovação no Estado de São Paulo.

Prova disso é o alcance do programa Via Rápida Emprego, que oferece capacitação profissional gratuita para que as pessoas ingressem no mercado de trabalho com maiores chances de êxito profissional. 

A criação de Parques Tecnológicos também é uma marca da atuação da Secretaria para os próximos anos. Os Parques são espaços para aproximar o setor produtivo dos centros de conhecimento - universidades, centros de pesquisas e escolas. É pesquisa virando produto de qualidade e promovendo o desenvolvimento econômico do Estado. 

Merece destaque ainda o Centro Paula Souza, a maior rede de ensino técnico e tecnológico do País. Responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), o Centro prima pela formação de profissionais voltados ao mercado de trabalho. As Fatecs já estão entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC).

Ensino Profissionalizante

Referência em ensino

O Centro Paula Souza leva ensino técnico e tecnológico de qualidade a várias regiões do Estado de São Paulo. Nas Etecs, são oferecidos os Ensinos Técnico e Médio, Já nas Fatecs, cursos de graduação tecnológica.

As Fatecs estão entre as melhores instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação. 

A avaliação considera o desempenho dos universitários no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a qualificação dos professores (número de doutores), entre outros fatores. O índice é utilizado para definir quais instituições devem sofrer fiscalização mais rigorosa ou restrições para a abertura de vagas.

Via Rápida Emprego

Qualificação e ingresso no mercado de trabalho

Lançado em 2011 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Via Rápida Emprego oferece capacitação profissional gratuita por meio de cursos de curta duração. O objetivo é qualificar pessoas para que entrem no mercado de trabalho, ou abram seu próprio negócio, conquistando assim renda e autonomia.

O programa atua por meio de capacitações intensivas aos profissionais, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e candidatar-se às oportunidades de emprego com capacidade para desempenhar as funções necessárias.

Como forma de incentivo, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte. Desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário têm direito à bolsa-auxílio mensal durante o período do curso.

Parques Tecnológicos

Da pesquisa ao produto de qualidade

Para incentivar novas empresas com alto grau de inovação ou capacitação tecnológica, o governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). Por meio do programa, o objetivo é atrair investimentos para esse tipo de iniciativa, promovendo o desenvolvimento econômico do Estado.

Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento - universidades, centros de pesquisas e escolas - do setor produtivo, ou seja, as empresas em geral.

Esses ambientes são propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, transformando-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

Parques Tecnológicos

Carregando infográfico

Pesquisa e aplicação prática bem perto

Cidades que já têm credenciamento provisório para receber parques tecnológicos

Investe São Paulo

Captação para o Estado

Para atrair investimentos ao Estado e aumentar a competitividade da economia paulista, gerando mais empregos, renda e inovação tecnológica, foi criada a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo.

Os serviços oferecidos pela Agência facilitam os negócios, apoiando os potenciais investidores em sua interlocução com órgãos públicos; identificando áreas para investimento de acordo com as necessidades dos empreendedores; disponibilizando informações pontuais e estratégicas sobre as melhores condições para se investir no Estado de São Paulo; articulando com entidades públicas e privadas a atração de investimentos.

Motivos não faltam para investir no Estado: maior e mais diversificado parque industrial do país, São Paulo responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é também o maior mercado consumidor brasileiro, contando com aproximadamente 42 milhões de pessoas.

Graças a seu vigor econômico, o Estado de São Paulo exerce influência sobre um vasto território com alto nível de desenvolvimento econômico, especialmente os Estados limítrofes. Um de seus diferenciais significativos é a excelência da infraestrutura de logística e transporte, que abriga as mais modernas rodovias brasileiras, os principais aeroportos internacionais do país, além do maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 25% da corrente de comércio brasileira. Essa rede de transportes é complementada por uma hidrovia, ferrovias e malha de dutos.

Na área de serviços financeiros, a cidade de São Paulo, além de abrigar a sede dos maiores bancos do Brasil e do mundo, conta com a BMF&BOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, uma das maiores do mundo em valor de mercado, líder no continente latino-americano e única bolsa em operação no Brasil.

Sem contar com as instituições de educação profissional, com destaque para o Centro Paula Souza, e as instituições de educação superior, muitas das quais figurando entre as melhores do país e com reconhecimento internacional.

O sistema de ciência, tecnologia e inovação paulista também tem posição de destaque nos cenários nacional e internacional. O Estado possui uma rede de instituições de pesquisa públicas e privadas com expressiva produção de conhecimento, um programa de implantação de parques tecnológicos como instrumento de atração e apoio a empresas inovadoras, além de uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, a FAPESP.

Mais informações

Secretaria Estadual de

Desevolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

www.desenvolvimento.sp.gov.br

Rua Bela Cintra, 847 - Consolação - CEP 01415-903 São Paulo - SP

(0xx11) 3218-5442