Turismo

Turismo

 

Um litoral de praias privilegiadas, mais de 300 cidades de reconhecido potencial turístico, 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas e uma capital de pujante atividade cultural e artística, de culinária diversificada e enriquecida pela contribuição de migrantes e imigrantes atraídos pelo dinamismo da nossa economia. São vários os motivos para o turista conhecer e aproveitar o que o estado de São Paulo tem a oferecer como atrativos.

São 622 quilômetros de praias e 138 mil hectares de Mata Atlântica do litoral norte ao sul, diversos parques e reservas florestais, cavernas, rios e cachoeiras, além de atrativos como a prática de esportes aquáticos, ecoturismo, festas tradicionais e manifestações culturais.

O turismo é ainda responsável por 10% do PIB paulista, e gera, em todo o estado, 1 milhão de empregos diretos e 2 milhões de empregos indiretos. Todos os anos, São Paulo recebe mais de 50 milhões de turistas.

Para popularizar e proporcionar opções de turismo para pessoas de diferentes perfis e idades, a Secretaria do Turismo desenvolve programas acessíveis e para diversos destinos.

Veja abaixo as principais realizações do Governo do Estado relacionadas ao Turismo:

PROGRAMAS E AÇÕES

ESTÂNCIAS TURÍSTICAS

Para fomentar o turismo com a recuperação da economia local e a geração de empregos e renda, o Governo do Estado repassou a 70 cidades reconhecidas como estâncias aproximadamente R$ 1,2 bilhão entre 2011 e 2016.

A verba, transferida às prefeituras por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade, destina-se à realização de obras e programas de infraestrutura para o desenvolvimento turístico, que vão da sinalização e recapeamento de vias importantes a intervenções de acessibilidade e reformas de monumentos e centros culturais.

MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO – MIT

Em maio de 2017, foram sancionadas duas leis que oficializaram as primeiras 20 cidades paulistas classificadas como Município de Interesse Turístico – Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antônio da Alegria, Tapiraí e Tatuí.

As cidades tiveram seu pleito aprovado pela Assembleia Legislativa e pela Secretaria de Turismo, o que lhes permite receber, cada uma, anualmente, cerca de R$ 550 mil para investimentos em obras desti­nadas a atividades desse setor.

Outras 120 cidades devem ganhar o título de MIT ainda nesta gestão. Dessa forma, considerando-se as 70 estâncias já existentes, o estado de São Paulo terá quase um terço dos seus municípios voltados para o desenvolvimento do turismo.

Serviços e informações

SECRETARIA DE TURISMO

Rua Bandeira Paulista, 716, 8º andar, CEP 04532-002 – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3709-5937

Visitar site

Mais ações de governo