Governo

A criação da Secretaria de Governo originou-se da percepção da necessidade de haver, no Estado de São Paulo, um órgão responsável por coordenar os projetos de grande impacto, obras e serviços estaduais, visto que demandam quase sempre o envolvimento de mais de uma Secretaria e/ou entidade. Em tais casos, a articulação entre os diferentes entes setoriais, seja no momento de concepção ou execução dos projetos, é essencial para o sucesso da ação governamental. Estimular um dinâmico relacionamento entre órgãos e entidades envolvidos em um grande projeto do Governo paulista, alinhando agendas, expectativas, necessidades e deveres de todos os agentes, com vistas a uma ação governamental plenamente integrada, é função que ora cabe à Secretaria de Governo. Em seu campo de atuação, destacam-se os projetos tidos como estratégicos pela Administração Pública do Estado, as concessões de serviço público, as parcerias público-privadas (PPP), as parcerias com as organizações sociais (OS) e os programas que envolvam inovação em governo e tecnologia em serviços prestados ao cidadão.

Programas e Ações

Ações estratégicas

Estruturar o acompanhamento gerencial das principais questões do governo e coordenar os programas multisecretariais com uma perspectiva alinhada estrategicamente com os objetivos da gestão.

Parcerias e inovação

Desenvolver e articular parcerias entre o setor público e a iniciativa privada de maneira a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população assim como inovar a forma com que o Estado se relaciona com o cidadão.

Tecnologia e Serviços ao Cidadão

Promover a racionalização dos processos e o uso da tecnologia para aprimorar a gestão pública e a qualidade da prestação dos serviços, a exemplo do Poupatempo e do Programa Acessa São Paulo.

Fundo Social

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo exerce a solidariedade em todo Estado de São Paulo por meio da criação de programas e ações que resgatam a dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e de emprego, além de promover, todos os anos, a Campanha do Agasalho. Para isso, o FUSSESP conta com parcerias da iniciativa privada, de órgãos do governo e da sociedade civil, criando políticas governamentais apoiadas por empresas conscientes de sua responsabilidade na redução das desigualdades sociais.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência foi criado com o intuito de centralizar e divulgar todos os dados importantes referentes à transparência da gestão e ao controle social do Poder Executivo Estadual. Em novembro de 2011, passou a valer um conjunto de medidas para aumentar a transparência dos atos da administração estadual e fortalecer a fiscalização e o controle interno em relação à aplicação dos gastos públicos. As medidas reforçam a atuação da Ouvidoria Geral do Estado, órgão vinculado à secretaria estadual de Governo.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo abriga uma importante coleção de arte, capaz de contar a história do Estado. As coleções de mobiliário (civil e religioso), as mesas e arcazes do período colonial luso-brasileiro, as obras de arte sacra, bem como a louçaria, as gravuras, fotografias e pinturas estão expostas em todos os ambientes do Museu. Entre os destaques, estão obras de Henrique Bernardelli, Candido Portinari, Giovanni Oppido e Jean-Baptiste Debret. O Museu é aberto ao público, de terça a domingo, com entrada gratuita. Em casos de grupos com mais de dez pessoas e escolas, é preciso agendar com antecedência pelo telefone (11) 2193-8282/8623 ou e-mail monitoria@sp.gov.br.

Serviços e informações

SECRETARIA DE GOVERNO

Av. Morumbi, 4.500 – CEP 05650-905 São Paulo – São Paulo (SP)

Telefone: (011) 2193-8000 

Visitar site

Mais ações de governo