Esporte, Lazer e Juventude

Esporte e Lazer

O esporte é um dos principais meios de inclusão social, principalmente entre a parcela jovem da população, mas não somente. Por isso, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude – SELJ é uma das prioridades do Governo do Estado de São Paulo, buscando sempre ampliar seu calendário de atividades esportivas e estimular parcerias e patrocínios aos talentos que representam o Estado e o País em competições nacionais e internacionais.

Entre as ações incentivadas pela pasta, estão a Bolsa Talento Esportivo, que melhora as condições de treinamento de atletas ligados a entidades esportivas paulistas, e investimentos nos centros de excelência, como o ginásio Geraldo José de Almeida e a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, localizadas no Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.

Há ainda eventos como os Jogos Regionais do Interior e os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni (que em 2016 completou 80 anos), maiores eventos esportivos da América Latina, que já revelaram campeões olímpicos.

Uma das mais relevantes iniciativas do governo no setor é a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que possibilita que empresas destinem parte do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para projetos credenciados pela SELJ. A Lei Estadual contempla projetos vinculados às áreas de educação, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão, desenvolvimento e infraestrutura.

Todas essas iniciativas vêm gerando frutos. Nos últimos Jogos Olímpicos Rio 2016, 156 de 456 atletas brasileiros eram de São Paulo, e 18 das 51 medalhas foram vencidas por atletas paulistas e paulistanos. Nos Jogos Paralímpicos, também no Rio de Janeiro, os atletas de são Paulo faturaram 30 de 72 medalhas, tornando São Paulo o Estado com mais vitórias do País nos Jogos.

Programas e Ações

Bolsa Talento Esportivo

O governo do Estado de São Paulo não mede esforços para apoiar os talentos que surgem na região, criando mecanismos e iniciativas para essa finalidade, com enfoque nas áreas social, educacional e de alto rendimento. Uma dessas iniciativas é a Bolsa Talento Esportivo, que oferece apoio financeiro aos atletas de vários níveis e praticantes de qualquer modalidade esportiva, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades para alcançar os melhores resultados possíveis.

Para ter acesso ao benefício, os candidatos devem fazer a inscrição no programa informando sua pretensão e aguardar a avaliação da Comissão de Análise designada pelo Secretário da pasta. Se for aprovado, o atleta passa a receber auxílio financeiro e tem acesso a melhores condições de treinamento, alimentação e qualidade de vida a esses jovens, aumentando suas chances de representar bem o Estado e o País em competições nacionais e internacionais. Atualmente, o programa possui 685 atletas selecionados para utilizar todas as dependências dos Centros de Excelência mantidos pelo Estado.

Centros de Excelência

Graças ao trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Esporte e Lazer há 26 anos, o Estado de São Paulo já revelou grandes atletas, como Maureen Maggi, no atletismo, Thiago Camilo, no judô, e vários outros esportistas de ponta do País. Com a estrutura oferecida nos Centros de Excelência, é possível lapidar talentos que se destacam no cenário paulista e projetá-los nacional e mundialmente nas principais competições de diversas modalidades.

Com o crescimento expressivo do programa no Estado de São Paulo, o número de núcleos saltou de oito, em 2010, para 16 em 2011, com 1270 jovens e promissores atletas atendidos em 14 cidades do Estado. Os candidatos podem enviar o currículo para as seletivas anuais que ocorrem entre os meses de outubro e dezembro, preenchendo as vagas para o ano seguinte.

Esporte Social

Apostando na ideia de usar o esporte e lazer como veículos de inclusão social, o Projeto Esporte Social  é  uma  iniciativa  da  SELJ que tem o objetivo de estabelecer convênios e parcerias  com  o Governo do Estado, prefeituras municipais, instituições e terceiro  setor com natureza esportiva. Para isso, as entidades parceiras devem contar com  locais  próprios  ou cedidos que possibilitem a implantação do projeto (quadra,  ginásio poliesportivo e/ou campo esportivo etc) e que ofereçam a infraestrutura necessária (banheiros/vestiários, sala de aulas, refeitório/cozinha etc).

Voltado principalmente ao atendimento de crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, estudantes da rede pública de ensino, pessoas com deficiência e idosos que estejam em situação de risco social,  o projeto busca implantar e manter núcleos de esporte e lazer para benefício das classes sociais mais baixas, promovendo saúde, valores morais e cívicos, raízes e heranças culturais, conscientização de princípios socioeducativos, direitos e  deveres, solidariedade, aprimoramento psicomotor e melhora do condicionamento físico.

VidAtiva

A prática esportiva e atividades de lazer não se restringem ao público jovem e podem inclusive promover melhor qualidade de vida às pessoas mais velhas. Pensando nisso, o Governo de São Paulo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, criou o programa VidAtiva, para auxiliar o idoso, acima de 60 anos, de baixa renda e vulnerabilidade social, ou que tenha prescrição médica recomendando a prática de atividade física como prevenção ou tratamento, no acesso à atividade física, desportiva e de lazer. O programa oferece um cartão magnético pré-pago, com um subsídio mensal, para pagamento de academias e clubes com atividades específicas. Atualmente, 3280 pessoas são atendidas pelo VidAtiva, e a expectativa é que esse número chegue a 5 mil até o fim de 2017.

  • Se você é idoso, clique aqui para saber como ter acesso ao benefício.
  • Se você é proprietário de academia ou clube, clique aqui para saber como se inscrever.

Juventude.SP

A Coordenação de Programas para a Juventude mantém políticas públicas para jovens entre 15 e 29 anos. Desenvolve atividades como o Juventude Antenada – Juntos Vamos Vencer. Com a participação de outros órgãos do Estado, como o Fundo Estadual de Solidariedade (Fussesp), Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e parceiros como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Federação das Indústrias (Fiesp), o Juventude Antenada é um evento multitemático com foco na integração do jovem ao mercado de trabalho.

Serviços e informações

SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

Praça Antônio Prado, 9 – Centro – CEP 01010-904 – São Paulo (SP)

(011) 3241-5822

E-mail: faleconosco@selj.sp.gov.br

Visitar site

Mais ações de governo