Cultura

Cultura

Com uma série de projetos inovadores e conectados às necessidades e interesses da população, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo busca criar e implantar políticas públicas para ampliar o acesso aos bens culturais, o fomento à produção cultural e a valorização do patrimônio cultural paulista.

Eventos como a Virada Cultural Paulista, o Circuito Cultural e a Viagem Literária crescem a cada ano, conquistando um público cada vez maior em municípios do interior e litoral paulista. Outro programa de destaque é o Fábricas de Cultura, presente nas regiões da capital em que os jovens estão mais vulneráveis a situações de violência e abandono. São onze unidades com programação de oficinas de arte voltadas aos jovens de sete a 19 anos de idade.

Entre as instituições culturais administradas pela Secretaria de Cultura, há espaços dedicados à arte, à história e ao patrimônio imaterial brasileiro, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra e o Museu da Imagem e do Som, bem como museus históricos, como o Museu da Imigração e o Museu do Café, em Santos.

Os museus do Estado são importantes agentes de difusão e preservação do patrimônio cultural, como o Museu da Língua Portuguesa (atualmente fechado para restauração), o Museu do Futebol e o Museu Catavento, além da inauguração, em 2012, do Museu de Arte Contemporânea (MAC USP) na antiga sede do DETRAN. Para garantir incentivo à produção cultural, o ProAC ICMS oferece benefício fiscal a quem patrocina ações na área da Cultura. Já o ProAC Editais realiza editais para as mais diferentes áreas, como dança, teatro, cinema e circo.

No Portal Transparência Cultura é possível acompanhar registros referentes a repasses e transferências de recursos financeiros, detalhes sobre procedimentos licitatórios, bem como todos os contratos de gestão celebrados com Organizações Sociais de Cultura, além de relatórios, estudos e pesquisas. Já a Plataforma SP Estado da Cultura apresenta informações relacionadas à programação cultural paulista, com ênfase nas iniciativas realizadas em parceria com Organizações Sociais ou por meio de fomento à Cultura.

Programas e Ações

Programas em Rede

Através dos Programas em Rede, prefeituras de todo o Estado podem se juntar ao Governo do Estado de São Paulo para ampliar o acesso da população a bens culturais de qualidade, promovendo uma inclusão cultural plena em todas as regiões paulistas.

Museus

Visitados anualmente por três milhões de pessoas, os museus da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo reúnem arte, lazer, educação e história. Oferecem ainda uma enorme gama de temas, com diferentes abordagens e opções para públicos de todas as idades. Todos partilham, entretanto, uma preocupação central: oferecer acesso à população menos favorecida. Por isso, a maioria tem entrada gratuita ou pratica valores simbólicos de ingressos. Além disso, os que cobram pela entrada, oferecem ao menos um dia por semana de gratuidade a todos os visitantes.

Biblioteca e leitura

As ações da Secretaria da Cultura nesta área buscam aproximar o universo da literatura do maior número possível de pessoas. Nesse sentido, a Biblioteca de São Paulo (BSP) e Parque Villa-Lobos são as principais iniciativas, que também inclui capacitação de pessoal no interior do Estado, seminários, entre outras atividades. Dentro do conceito de Biblioteca Viva, a BSP aproxima as expressões artísticas e coloca a literatura ao lado de seus mais fortes concorrentes, como os jogos eletrônicos, a televisão e a Internet. Localizada no Parque da Juventude, na capital, recebe em média 50 mil pessoas por mês.

Teatros

O Estado de São Paulo abriga alguns dos mais renomados teatros do País. Muitos são administrados pela Secretaria de Estado da Cultura, como a Sala São Paulo, sede da internacionalmente reconhecida Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O complexo cultural, que segue rigorosos parâmetros técnico-acústicos, ocupa o belo prédio da Estação Júlio Prestes.

Festivais, mostras e eventos

Levar arte e cultura a um número cada vez maior de pessoas, muitas vezes sem nenhuma outra opção, é um desafio enorme e prioridade da Secretaria e o Governo do Estado de São Paulo. Alguns exemplos dos festivais e eventos promovidos pela pasta são o Revelando São Paulo, o Festival Paulista de Circo, a Virada Cultural Paulista e o Festival de Arte para Crianças, entre outros.

Incentivo à Cultura e Prêmios

Ao promover programas de incentivo à cultura por meio de renúncia fiscal, editais ou prêmios, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo promove a ampliação e a diversificação da produção artística, cria novos espaços, preserva o patrimônio histórico e aumenta as formas de circulação de bens culturais em todas as regiões de São Paulo.

SP Estado da Cultura

A plataforma colaborativa SP Estado da Cultura é uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais que acontecem no território paulista. Disponibilizada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, ela amplia o acesso às informações sobre eventos, espaços, programas e agentes culturais.

Sistemas Estaduais

Os Sistemas Estaduais nas áreas de bibliotecas e museus são instâncias de articulações, promoção e fortalecimento das políticas públicas do Governo do Estado de São Paulo na área cultural.

Formação Cultural

Os programas voltados à educação e formação nas mais variadas formas de expressões artísticas, desenvolvidos sob a batuta da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, partilham de um objetivo principal em comum: transformar a vida de crianças, jovens e adultos por meio da arte. Para tanto, são oferecidos desde cursos de iniciação e oficinas de capacitação até projetos profissionalizantes com foco no mercado de trabalho.

Serviços e informações

SECRETARIA DO ESTADO DA CULTURA

Rua Mauá, 51 – 1º andar – Luz – CEP 01028-900 – São Paulo (SP)

Telefones: (011) 2627-8000 / (011) 3339-8000

E-mail: secretario@cultura.sp.gov.br

Visitar site

Mais ações de governo